Dom Devair Araújo da Fonseca presidiu, na noite de terça-feira (16 de janeiro), uma missa em ação de graças pelo 3º aniversário de sua posse canônica como o 6º bispo da Diocese de Piracicaba.
“Somos felizes quando experimentamos a alegria e a felicidade nos lugares e nas circunstâncias em que Deus nos quer”, disse.
A celebração ocorreu na Catedral e contou com a presença e concelebração de padres e diáconos, além de membros e agentes das diversas comunidades e pastorais diocesanas.
Dom Devair foi nomeado bispo diocesano de Piracicaba pelo Papa Francisco, no dia 11 de novembro de 2020, e sua posse canônica ocorreu em 16 de janeiro de 2021.
Durante sua homilia, o bispo comentou: “Há três anos eu estou aqui na Diocese de Piracicaba.
Não foi uma escolha minha. Não mandei uma carta ao papa pedindo para vir para cá, não fiz nenhuma exigência ao Santo Padre. Foi uma escolha dele.
E eu preciso acreditar que é o Espírito que age por meio da Igreja. O mesmo Espírito que me confiou o sacerdócio e o episcopado é o que me confiou esta missão. Isso significa que eu preciso amar aqueles que foram escolhidos para mim. É uma escolha de Deus”.
“Meu bispo Dom Diógenes [Silva Matthes] uma vez nos ensinou o significado do lema dele que era ‘Amados no Senhor’. Ele dizia que é impossível conhecer todo o rebanho, mas em Deus é possível.
Por isso, ainda que eu não consiga amar todas as pessoas, em Deus eu preciso amá-las. Ainda que eu não experimente o amor próximo de todos, em Deus eu preciso ter a certeza de amar a todos.
É isso que significa o pastoreio. Se não é uma escolha minha, mas de Deus, eu tenho aceitado sempre com muita alegria”, acrescentou Dom Devair.
Ao final da celebração, o bispo destacou: “Somos felizes quando não ficamos escolhendo as ocasiões e os lugares para experimentar a felicidade, mas experimentamos a alegria e a felicidade nos lugares e nas circunstâncias em que Deus nos quer.
Aí, somos felizes. Isso nos ajudou muito na caminhada e eu sempre tenho percebido esta fidelidade de Deus”.