Como enófilo, você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo varietal. O vinho varietal é uma presença constante na vida de todo enófilo.
Geralmente, ele é identificado quando a pessoa lê o nome de apenas uma uva no rótulo. Mas todo vinho varietal é o elaborado com apenas uma uva?
Um vinho varietal também pode ser chamado de monocasta ou monovarietal, é aquele elaborado a partir de uma única variedade de uva, ou com predominância da casta escolhida.
A porcentagem necessária para que o rótulo seja considerado varietal, vai depender da legislação específica do país. Em países como Brasil, Chile e Nova Zelândia, por exemplo, a exigência é 75% de predominância.
Já pela legislação da Alemanha e África do Sul, para trazer estampado no rótulo o nome de uma variedade de uva, o vinho deve conter pelo menos 85% da variedade informada.
Essa “margem” estabelecida para a predominância existe para que o produtor do rótulo varietal possa incorporar outras castas ao vinho para modular acidez, corpo, estrutura e outras nuances, mantendo ainda o nome da uva no rótulo.
Há também vinhos varietais de certas denominações que não trazem o nome da uva no rótulo, mas apenas a região onde a bebida é produzida. Quando quiser ter certeza de que irá apreciar um vinho com uma única variedade de uva, é melhor recorrer a ficha técnica dele, pois lá estará informado.
Quando você degusta um tinto de Borgonha, está apreciando um vinho 100% pela uva Pinot Noir. Quando aprecia um Barolo, denominação italiana, está experimentando um exemplar composto exclusivamente pela uva Nebbiolo.
Como surgiram os vinhos varietais? A denominação varietal surgiu no Novo Mundo. O Velho Mundo prefere destacar o nome da região da produção do vinho no rótulo.
Para competir com os europeus, os produtores americanos, na década de 1970, passaram a rotular os seus exemplares com o nome das cepas utilizadas na fabricação dos vinhos.
Para mostrar aos consumidores que seus vinhos também eram elaborados com uvas europeias, assim as pessoas começaram a conhecer as variedades de uvas e também a entenderem o estilo do vinho e a se identificarem com a apresentação das castas.
Por mais que você seja uma apreciador de vinhos varietais, dê oportunidade aos vinhos elaborados com mais de um tipo de uva.