Falando de Vinho

Qual espumante escolher para o menu de Natal?

Com o fim do ano, vem a lista de presentes e também de compras para as confraternizações de Natal e Réveillon. Nelas, os espumantes costumam aparecer em destaque. Mas, essa bebida incrível é muito mais do que um item perfeito para brindar as datas especiais de dezembro. Sabe por quê?

Porque são considerados “vinhos coringas” na harmonização, funcionam bem por conta da estrutura única dos vinhos espumantes, com uma variedade de sabores, aromas e texturas.

A acidez presente na bebida faz com que ela seja ideal para acompanhar pratos mais gordurosos, pois limpa a untuosidade da boca. E também vai bem com receitas leves, não sobressaindo ao sabor do prato.

Publicidade

O que facilita a harmonização da ceia de Natal. Os espumantes podem ser oferecidos do começo ao fim do evento, alterando apenas a graduação de açúcar dos espumantes (como Brut para salgados e Doce para sobremesas).

Qual espumante escolher para o menu de Natal?
Qual espumante escolher
para o menu de Natal?

Nature, Extra Brut ou Brut: combinam com entradinhas (patês, pães, queijos, saladas) e até com os pratos principais se forem aves, peixes. Mas se você quiser variar um pouco, pode incluir um rosé para os pratos principais. Espumantes Rosés: tendem ser mais encorpados, com aromas de frutas vermelhas e frescor mais contido, ótima opção para frutos do mar.

Demi-sec ou doce: são ideais para acompanhar frutas e sobremesas, pois o nível de açúcar da bebida se equipara à da receita.

Os elaborados com a uva Moscatel, tem um nível de açúcar alto e com isso potência para aguentar receitas açúcaradas como pavê, bolo, rabanada, panetone e sorvete.

A festa do Natal é um momento mágico, e tem coisa melhor do que celebrar com um brinde?

Érica Falsirolli Franchi

Érica Falsirolli Franchi, sommelière pela Associação Brasileira de Sommeliers/ Subseção Campinas e certificada internacionalmente pelo Centro Italiano di Analisi Sensoriale – CIAS INNOVATION.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo