Mombuca

“Sempre acreditei e defendi a presença da mulher na política”, declara Ruth

A prefeita eleita em Mombuca nas eleições 2012, Maria Ruth Bellanga de Oliveira (PR), obteve 1.166 votos, cerca de 45,51% dos votos válidos, e promoveu algo inédito na cidade.
Aos 54 anos e ocupando atualmente o cargo de vice-prefeita e trazendo na bagagem 11 anos de experiência na vida política, Ruth foi a primeira mulher no município a conquistar nas urnas, o cargo de prefeita. Mombuca possui 2.959 eleitores, mas apenas 2.700 compareceram para votar. A somatória dos votos nulos e brancos foi de 138.
Em entrevista exclusiva à reportagem d’O Semanário, Ruth contou como foi o decorrer de sua campanha até a apuração dos votos. Confira:

Jornal O Semanário Regional – Primeiramente parabéns pela vitória e votos de sucesso nesta nova jornada. Você já esperava por esse resultado?
Maria Ruth Bellanga de Oliveira – Não posso dizer que tinha certeza do resultado, pois quem escolhe é o povo, mas o que posso afirmar é que em cada visita, conversa e pedido de voto nas casas, eu sentia, de perto, o carinho, a confiança e a resposta positiva das pessoas. Isso me deixava muito feliz e com a esperança de alcançar o resultado. Depois de muita luta, a resposta veio nas urnas.

Semanário – Como foram os dias que antecederam as eleições municipais 2012?
Ruth – Confesso que foram dias intensos e de grande expectativa. Nosso trabalho foi árduo, pois fizemos uma Campanha séria, limpa e perto da comunidade. Os dias finais da Campanha foram abençoados por Deus, pois tive ao meu lado centenas de eleitores que vieram no comício, nas caminhadas e na carreata. É comum um pequeno nervosismo na reta final de uma campanha, mas tinha certeza do carinho e do apoio das pessoas que acreditaram e confiaram em nossas propostas de trabalho.

Semanário – Qual a maior dificuldade encontrada durante a campanha?
Ruth – Acredito que as dificuldades fazem parte dos desafios da vida. Tivemos dificuldades para superar algumas situações causadas por questões políticas, mas o objetivo principal sempre foi fazer uma campanha comprometida com o povo, e isso, supera qualquer dificuldade que apareça no caminho.

Semanário – Durante as visitas, quais foram as maiores cobranças?
Ruth – Mombuca é uma cidade muito boa para se viver e, com certeza, muitas conquistas já chegaram até aqui, e sem dúvida, muitas outras ainda são necessárias. Durante as visitas tive a oportunidade de estar ainda mais perto dos moradores mombucanos. Entre os pedidos, estão as melhorias que vamos fazer na saúde, na segurança, nas atividades para os jovens, na busca de recursos para casas populares e mais atenção para a Vila Nova. Com certeza teremos muito a fazer e não faltará trabalho e disposição para isso.

Semanário – Algum fato lhe comoveu ou chamou atenção durante a campanha?
Ruth – Muitas histórias foram comoventes, recebi muitos abraços e senti de perto o carinho de muitas pessoas. Esses momentos me deixaram com a certeza ainda maior de que quero por estes 04 anos, me doar ainda mais por todos de Mombuca. Tenho muita alegria quando sou recebida com carinho em cada casa que visito. Em minha memória, sempre vou guardar os momentos de alegria e acolhida que recebi durante a campanha eleitoral.

Semanário – Qual a sensação de ser a primeira mulher da história de Mombuca a ser eleita prefeita da cidade?
Ruth – Posso dizer que ainda estou me acostumando com a ideia, porém, o mais importante é a força e a dedicação para atuar na administração da cidade. Sempre acreditei e defendi a presença da mulher na Política. Nós somos guerreiras por natureza, pois lutamos como mãe, profissional, amiga, entre tantos outros desafios. Estou muito feliz sendo eleita como a primeira prefeita de Mombuca. Sei que poderei contar com o apoio de todas as famílias que nos deram um voto de confiança.

Semanário – A senhora acha que terá problemas com a nova formação do legislativo?
Ruth – Antes de pensar nos problemas, eu acredito no trabalho em equipe, e será assim a nossa Administração, baseada no diálogo, na transparência e na união de forças para a nossa cidade. Estaremos à disposição de todos os vereadores da Câmara para atuarmos juntos por uma Mombuca cada vez melhor. Teremos uma gestão administrativa aberta e o diálogo será um dos nossos caminhos para as conquistas. Acredito poder contar com o apoio e o trabalho dos vereadores eleitos e comprometidos com a cidade.

Semanário – Como você espera que seja a transição de governo?
Ruth – Acredito que será uma transição tranquila, pois o objetivo maior é fazer o bem para a cidade. Já tenho dois mandatos como vice-prefeita e isso faz com que possamos ter uma transição sem problemas. Vamos ter uma passagem de governo tranquila e a partir disso vamos começar nossas metas de trabalho para Mombuca.

Semanário – Qual a importância do seu vice nestes quatro anos de mandato que vem por aí?
Ruth – O nosso vice Palito já foi vereador e é um mombucano atuante na cidade. Os próximos 04 anos serão de trabalho conjunto e acredito que o vice Palito estará apoiando e nos ajudando em todas as áreas, principalmente na área rural e nos cuidados com a cidade. Como já disse, nossa gestão visa o trabalho em equipe, e tenho a certeza, de que poderemos contar sempre com o nosso vice eleito.

Semanário – Qual a mensagem que você deixa para os candidatos que não se elegeram?
Ruth – A Política é um espaço democrático que todos podem buscar ocupar cargos públicos através de eleições. Tivemos um trabalho intenso e apresentamos nossas propostas. Acredito que os candidatos adversários também apresentaram suas propostas durante a campanha. Como em toda eleição, a escolha final é do povo. Parabenizo aos outros dois grupos que concorreram nas eleições, pois sei que uma campanha política não é tarefa fácil. Aproveito para agradecer ao meu grupo político, a todos os nossos candidatos a vereadores, os que foram eleitos e os que não foram, e todos os nossos amigos e famílias de Mombuca que nos apoiaram. O trabalho será nosso maior agradecimento.

Semanário – E à população de Mombuca, qual a sua mensagem?
Ruth – Minha maior alegria é poder dizer obrigado de coração a todos que acreditaram e me deram um voto de confiança nas urnas. Agradeço a Deus por me dar força e saúde para continuar trabalhando e lutando por nossa cidade. A todas as famílias de Mombuca que confiaram em nossa proposta de governo. Quero dizer a todos os mombucanos que estarei sempre à disposição com muito trabalho e esperança de ver nossa cidade caminhar para o desenvolvimento com qualidade de vida, sem jamais esquecermos que estaremos sempre ao lado do povo. Muito obrigado a todos! Que Deus abençoe sempre.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?