MombucaNotícias

“Sempre vamos buscar a valorização dos professores, pois são eles que estão em sala de aula com nossas crianças”

Silvia Elaine Ramos de Oliveira, nova Coordenadora de Educação de Mombuca e há mais de 20 anos comprometida no setor educacional, recebeu a reportagem d’O Semanário para dar continuidade à série de entrevistas com os coordenadores de pasta da cidade.
Carregando a promessa de que irá focar o seu trabalho para o desenvolvimento educacional, Silvia salientou que está unida com a prefeita Ruth para trazer ao município sempre o melhor, tomando partido dos desafios e buscando significativamente a valorização dos professores.
Além das várias dificuldades enfrentadas pela nova administração, uma das prioridades é o transporte escolar, que atualmente conta com mais de quatro ônibus parados, dificultando e até em algumas vezes impossibilitando a ida das crianças à escola. Confira a entrevista:

Jornal O Semanário – Há quanto tempo possui envolvimento com a política ou mais precisamente no cargo que ocupa?
Silvia Elaine Ramos de Oliveira – Trabalho na Educação em Mombuca há mais de 20 anos e minha experiência vem de casa, pois meu pai também foi professor por muitos anos. Sempre acreditei na Educação e tenho certeza de que será um ótimo trabalho, pois temos uma equipe de profissionais que estarão ao nosso lado para fazer o melhor.

O Semanário – O planejamento educacional para o município já está pronto ou ainda está sendo desenvolvido? Como ele é?
Silvia – Estamos na fase final do Desenvolvimento do Plano Educacional para o ano letivo de 2013. Nós próximos dias vamos ter o planejamento com os professores e estamos otimistas de que vamos alcançar os objetivos da Educação com muita qualidade.

O Semanário – Quais as dificuldades enfrentadas pelo município para oferecer à população um serviço educacional de qualidade e que também envolva a família?
Silvia – A qualidade da Educação sempre será um desafio. Nesta primeira etapa estamos identificando as principais dificuldades e juntos com os professores, coordenadores e diretores vamos buscar as soluções para sempre melhorar. É um dos grandes objetivos da prefeita Ruth trazer para o município sempre o melhor em Educação. Já no início de fevereiro vamos retomar as aulas e faremos uma reunião com os pais dos alunos para fortalecer os vínculos da escola com a família.

O Semanário – Mombuca é uma cidade pequena, porém a responsabilidade de fazê-la crescer é ainda maior para a nova administração. Será incluso no planejamento um ensino que ultrapasse o Bê-á-bá e se comprometa em atingir um panorama que abrace toda a sociedade, visando o apoio e aprimoramento cultural da localidade?
Silvia – Sim, temos vários Projetos de integração que vai trazer o crescimento da nossa Educação em Mombuca. Vamos continuar trabalhando com Projetos como Meio Ambiente, Resgate dos Valores da Família, atividades recreativas e Programas Educativos.
O Semanário – Você irá implantar a tecnologia em sala de aula e capacitar os professores para que exista uma maior dinâmica na forma de transmitir o conhecimento?
Silvia – Com certeza vamos ter um trabalho de integração com os professores e a capacitação é uma forma de trazer qualidade, disposição e melhorar todo o ambiente educacional da Rede. Sobre o investimento em tecnologia, nós enfrentamos hoje muitas limitações financeiras e vamos ter que priorizar as necessidades de cada escola.

O Semanário – No que a Educação Municipal é limitada?
Silvia – Acredito que temos boas escolas e o objetivo da nova Administração é ampliar e investir na melhoria de todos os prédios da Educação. A limitação sempre irá existir, pois dependemos de recursos para termos mais profissionais e mais capacidade de investir na qualidade da Educação, porém a nova Administração tem um Plano de Governo voltado para a Educação de Qualidade e é para isso que estamos trabalhando todos os dias.

O Semanário – Em relação ao corpo docente, qual é a política de valorização e reciclagem do quadro geral de colaboradores?
Silvia – Sempre vamos buscar a valorização do professor, pois são eles que estão em sala de aula com nossas crianças. Nossa proposta é valorizar o trabalho dos professores, trazer os cursos de capacitação e trabalhar junto com os educadores para adaptar as mudanças que forem necessárias para uma Educação de qualidade.

O Semanário – Se tratando do geral, em relação às questões como alimentação, esportes, materiais e transportes escolares, quais são as políticas da Prefeitura para atender essas necessidades complementares do processo educacional?
Silvia – Temos em nossa meta de trabalho o objetivo de fazer a Educação ir além da Sala de Aula. Para isso, vamos ter um trabalho em conjunto com atividades esportivas, culturais e muitas outras que vamos trazer para a Rede Municipal de Educação. No transporte escolar, a prefeita Ruth e o vice Palito já fizeram uma avaliação dos ônibus e estão tomando as medidas necessárias para que a frota de ônibus volte a rodar com segurança. Temos hoje mais de 04 ônibus parados e isso vai ser resolvido para que as crianças não sejam prejudicadas. Sobre os materiais teremos a distribuição do kit escolar e na merenda iremos trabalhar buscando investir para oferecer o melhor para os alunos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?