NotíciasRegião

1.599 alunos da rede estadual fazem prova do Acessa Escola domingo na região de Campinas

Alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio da rede em todo o Estado participam do processo seletivo para estágio nas salas de informática do programa

Mais de 12 mil alunos da rede estadual fazem no próximo domingo (11/11) a prova do processo seletivo para estágio nas salas de informática do programa Acessa Escola, promovido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Somente na região de Campinas são 1.599 inscritos. As vagas são para estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. A avaliação será realizada nas 91 diretorias regionais de ensino em todo o Estado. Os candidatos podem consultar os locais do exame no site da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), no endereço http://estagios.fundap.sp.gov.br.

A prova terá três horas de duração, com início às 13h. O candidato deverá comparecer ao local designado com antecedência mínima de 30 minutos, munido de caneta (azul ou preta), lápis preto nº 2, borracha e um documento de identificação original com foto, como identidade, carteira nacional de habilitação ou carteira profissional.

Os estudantes serão avaliados em língua portuguesa, matemática, informática e conhecimentos gerais. De caráter classificatório, a prova será objetiva, composta por 30 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas.

Participam desse processo seletivo 12 mil estudantes em 3.464 escolas de Ensino Médio em diversas regiões do Estado. O processo seletivo vai suprir a demanda de estágio existente ou formar um banco de reserva nas escolas participantes do programa. Dessa forma, não há número definido de vagas.

Número de estudantes da região de Campinas inscritos por diretoria de ensino:

Diretoria de ensino

Total

Americana

119

Bragança Paulista

162

Campinas Leste

65

Campinas Oeste

179

Capivari

53

Jundiaí

153

Limeira

132

Mogi Mirim

217

Piracicaba

155

Pirassununga

116

São João da Boa Vista

101

Sumaré

147

Total

1.599

O estágio

O Acessa Escola prevê um contrato de estágio de seis a 12 meses, que poderá ser prorrogado apenas uma vez pelo mesmo período. Todos os estagiários são supervisionados por assistentes técnico-pedagógicos das diretorias de ensino. Eles são responsáveis pelo atendimento aos usuários (alunos, professores e funcionários) nas salas de informática do programa, que permanecem abertas o dia todo nas escolas estaduais.
A carga horária de estágio é de quatro horas diárias, pela manhã, tarde ou noite. Além de capacitação na área de informática, também são oferecidos aos monitores bolsa-auxílio no valor de R$ 340 mensais e vale-transporte.

Sobre o Acessa Escola

Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Educação, o programa Acessa Escola é um dos maiores projetos de inclusão digital do Estado, que transforma as salas de informática das escolas da rede pública estadual em espaços de acesso livre à internet. A implantação obedece a um cronograma gradativo, levando em consideração critérios como: regiões com maior índice de vulnerabilidade social, condições físicas da sala de informática, tipo de link disponível, entre outros.
Em 2012, o programa chegou a mais de 3.400 escolas de todo o Estado, com um custo médio de implantação de R$ 36 mil por escola. Desde seu início, a ação já beneficiou mais de 4 milhões de usuários entre estudantes, docentes e servidores, contabilizando mais de 49,7 milhões de atendimentos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?