Capivari

190 anos de Capivari fica marcado pelo Desfile Cívico

As ruas da cidade e a Praça Central foram palco de um fantástico evento, que resgatou as raízes e tradições capivarianas neste último domingo, dia 03, com o Desfile Cívico organizado pela Prefeitura de Capivari.

A cerimônia de abertura aconteceu às 9h, com o Hino Nacional e Hino de Capivari, tocado pela Corporação Euclydes Colaneri. Em seguida, o Tiro de Guerra 02-011, instruído pelo Sargento Bernardo, deu o pontapé inicial nas atrações, seguido pela Banda Marcial de Rafard, com o Maestro Caio Augusto da Silva.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

A Secretaria da Educação foi a terceira atração do Desfile, que iniciou as apresentações com uma breve apresentação de cada patrono e patronesse que deram o seu nome para as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Os alunos da Educação encantaram todos os presentes com a alegria de participarem do seu primeiro Desfile Cívico, fazendo apresentações de dança, todos fantasiados e separados por alas, que contavam um pouco da história das escolas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

A Banda Marcial de Mombuca, também com o Maestro Caio, se apresentaram para as autoridades presentes, tocando algumas músicas do seu repertório.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

O Desfile seguiu com a apresentação da Fanfarra Monsenhor Ignácio Gióia, conhecida carinhosamente em todo o Brasil como FAMIG, com o Maestro Ronan Dias, que viajou durante oito horas, saindo de São Luiz do Paraitinga, apenas para estar em Capivari, tornando o evento ainda mais radiante, com apresentações de “Thriller” de Michael Jackson, música tema do filme “Aladdin”, “Esperando na Janela” de Gilberto Gil e encerramento com “It’s My Life” de Bon Jovi.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

Continuando a programação, as crianças do Programa “Atleta do Futuro” da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, os idosos do Programa “Melhor Idade” da Secretaria de Desenvolvimento Social também desfilaram.

A Fanfarra Walter Weisflog, com a Maestrina Célia Bittencourt, vinda da cidade de Caieiras, com todo o brilhantismo, sabedoria e encanto, emocionaram o público com as canções “Brasília”, de Élcio Alvarez, “Amazing Grace” de John Newton, “Smoke On The Water” de Deep Purple, “Anunciação” de Alceu Valença e “Hot Stuff”, de Donna Summer. O Desfile prosseguiu com a apresentação do Grupo de Capoeira “Herança Negra” do Mestre Odésio, que homenageou a cidade.

A Secretaria de Segurança Pública também esteve presente, com a Banda da Guarda Civil tocando Parabéns pra Você, em homenagem ao aniversário de Capivari e seguiu com um desfile da tropa, apresentação do Canil e a nova estrutura das suas novas viaturas. Participando pela primeira vez, a Defesa Civil de Capivari também marcou presença exibindo os primeiros veículos da equipe em 190 anos de história, conquistados neste último um ano e meio.

As forças policiais do município da Polícia Militar e da Polícia Civil também participaram do Desfile, seguindo com a apresentação do veículo blindado Guarani, do 28° Batalhão de Infantaria Mecanizado do Exército Brasileiro, que foi batizado de “Capivari”, em homenagem a nossa cidade.

O Desfile Cívico continuou com muitas atrações, com o Batuque de Umbigada de Capivari, Demolay, Desbravadores de Capivari, Escoteiros de Porto Feliz, apresentação da frota de veículos da Saúde e também a frota do Corpo de Bombeiros.

A nova Cápsula do Tempo também foi instalada em nossa Praça Central, que será aberta daqui 20 anos, em 2042, com mensagens dos alunos das escolas de Capivari e itens da época, como fotos de Secretarias Municipais, autoridades do Poder Executivo, jornais e objetivos da imprensa local, frascos e máscaras que marcaram a era da pandemia, para que no futuro, os novos responsáveis possam ter registros da nossa história.

Encerrando o Desfile Cívico, a Banda Musical Professor Dirceu Ortolani Stein – Bamados, com o Maestro Caio, fechou com chave de ouro, tocando as canções “Another Brick In The Wall” de Pink Floyd, “Sagrado Coração da Terra” (Tema da novela Pantanal), “Havana” de Camila Cabello e “Parabéns pra Você”.

A Secretaria de Relações Públicas também esteve presente durante todo o Desfile, registrando todos os movimentos, sorrisos e a história desse dia marcante, que ficará marcado na história do município.

A Prefeitura de Capivari agradece todas as Secretarias participantes, aos profissionais da Saúde que ficaram à disposição no local com uma ambulância, enfermeira e as milhares de pessoas que prestigiaram o evento em homenagem aos 190 anos da história da cidade, seja na Praça Central ou nas ruas XV de Novembro e Saldanha Marinho, tornando o domingo um dia memorável. Parabéns, Capivari!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?