fbpx
19 99646-7010 19 3496-1747

Começa a campanha de vacinação contra a gripe

UBS imuniza pacientes de segunda à sexta-feira (Foto: Reprodução/Internet)
UBS imuniza pacientes de segunda à sexta-feira (Foto: Reprodução/Internet)

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 6 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).

Em 2019, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde lançou a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

Em Rafard, a campanha teve início na quarta-feira, 10, e vai até o dia 31 de maio. O dia de mobilização nacional – ‘dia D’, acontece em 4 de maio.

Todo público-alvo da campanha terá direito à vacina: Idosos a partir de 60 anos de idade; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas (até 45 dias pós parto); Trabalhadores da saúde; Povos indígenas; Professores de escolas públicas e privadas; Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; Funcionários do sistema prisional.

O dia da mobilização nacional, 4 de maio, será realizado em um sábado. O evento terá início às 8h, com término às 17h, realizando a vacinação em todos os grupos prioritários. A ação também contará com brinquedos para as crianças, avaliação e orientação odontológica contra o câncer bucal.

Segundo a diretoria de Saúde de Rafard, os pacientes com doenças crônicas, devem apresentar uma carta médica com orientação a vacina, para fim de registro, especificando o motivo da indicação.

“Lembramos que a vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática a doses anteriores e a ovo”, explica a nota da prefeitura.

A dose da vacina está sendo aplicada no Espaço Pediátrico da Unida Básica de Saúde de Rafard. Para receber a vacina, o paciente deve apresentar a carteirinha de vacinação. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h.

A diretora de Saúde, Veruska Correa, pede para que as pessoas aproveitem para atualizar as informações na caderneta de vacinação.

Para mais informações, a diretoria atende pelo telefone 3496-4272.

Deixe uma resposta