Opinião

Politicaliente

08/08/2014

Politicaliente

Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)
Túlio Darros é jornalista e publicitário (Foto: Arquivo pessoal)

Coluna | Por Túlio Darros

De volta – A gente vai e volta com a coluna politicaliente. Na maioria das vezes falta tempo, em outras falta assunto. Mas o que interessa é que estamos sempre por aqui, buscando dar transparência aos fatos e boatos que rolam nos bastidores da política. Boa leitura!

A desejar – O vereador Marcelo Frederico parece não estar contente com o trabalho da assessoria de comunicação da Prefeitura de Rafard, que tem deixado a desejar em dar publicidade a campanhas educacionais e de conscientização. Na última sessão, ele apresentou uma indicação, solicitando a promoção de campanhas com palestras em órgãos públicos e educacionais, conscientização com cartazes no município, anúncios em jornais/ rádios, em específico, sobre a reutilização, preservação e uso racional de água. Segundo Frederico, Rafard ainda não sofre com a falta d’água, mas isso infelizmente já é realidade em muitos municípios próximos.

Dificuldade – A falta de comunicação entre poder público e população também tem dificultado o trabalho de visitadores da Vigilância Sanitária e prestadores de serviço, que precisam entrar nas residências para verificar possíveis focos de dengue ou fazer algum tipo de dedetização. Nos dias de hoje, as pessoas não deixam qualquer um entrar dentro de casa, mesmo com crachás e uniformização. É necessário investir na divulgação em jornais, rádios, panfletos, carros de som ou um simples bilhetinho informando na conta de água. Quem não se comunica, se trumbica!

Bomba – Preocupado com a propagação do uso de drogas no município, o vereador Marcelo Frederico indicou aos setores de Saúde e DST, que viabilizem estudos para incluir nos programas antidrogas, a divulgação sobre as consequências causadas pelo uso de anabolizantes.

Vagas – Para facilitar o acesso dos usuários da saúde, a vereadora Angela da Enfermagem solicitou ao Poder Executivo que construa um estacionamento ao lado do Posto de Saúde da Família ‘Helena Schincariol Caldi’, que já está em funcionamento.

Facilitando – O vereador Marco Antonio Brigati sugeriu que a prefeitura transforme os tickets alimentação em cartão, ou que o valor seja incluso na folha de pagamento dos funcionários. Ele acredita que a mudança facilitaria a utilização do benefício.

PSF 2 – Pensando no melhor atendimento às famílias do Bairro Popular, a vereadora Angela da Enfermagem solicitou estudos visando a possibilidade de se construir um Posto de Saúde da Família no local. Em contrapartida, a situação da saúde do município não é das melhores, já que recentemente, devido a falta de médico, transferiu os atendimentos noturnos para a Santa Casa. Segundo o prefeito César Moreira, mesmo com a realização de concursos públicos e aumento salarial da categoria, não foi possível alcançar a quantidade necessária de profissionais. Então, a saída foi aumentar o repasse e, durante as 12 horas diárias que a UBS ainda se manterá aberta, se comprometer em oferecer um atendimento com qualidade máxima, conforme as exigências do Ministério da Saúde.

Duplo prejuízo – A vereadora Daniela Parra quer informações sobre o curso de costura do Fundo Social. Segundo ela, o curso auxilia a prefeitura a receber convênios para o departamento e sua não realização tem duplo prejuízo para a prefeitura e para as cidadãs, que esperam capacitação e aumento da renda familiar. Daniela questionou por que o curso de costura não esta ocorrendo; se há processo seletivo; qual a data de vigência e por que não foi contratada a monitora até o momento e quando pretendem resolver esse problema.

Higiene – Preocupado em assegurar a boa qualidade das refeições dos alunos, seguindo o ponto de vista higiênico, sanitário e nutricional, o vereador Marcelo Frederico apresentou um requerimento solicitando informações sobre as cozinhas das escolas e creches municipais. Ele quer saber se todo o pessoal atuante na cozinha possui uniformes completos higiênicos e estão de acordo com normas da Vigilância Sanitária; se as merendeiras e ajudantes, possuem curso de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos e em caso positivo, solicitou o envio de documentos comprobatórios; se na ausência desse curso, existe algum outro tipo de capacitação visando uma boa qualidade nas refeições e lanches escolares.

Entulho – O vereador Marcelo Frederico protocolou um requerimento solicitando informações sobre a atual situação do serviço de coleta de entulhos em Rafard. Ele questiona qual a empresa vencedora da licitação e quais participaram do processo; qual o valor global da proposta ganhadora e qual a validade do contrato.

Questionando – Procurado por pacientes que necessitam de atendimento e medicamentos para tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), o vereador Alexandre Ferraz Fontolan apresentou indicação solicitando informações sobre o departamento responsável. Segundo ele, o ideal seria ter um local somente para o atendimento desses pacientes. Em seus questionamentos, o vereador quer saber se foi nomeada alguma pessoa para ficar responsável pelo DST/Aids; quais as atribuições deste cargo; se existe um local especifico para o atendimento dos pacientes; se a pessoa nomeada ao cargo é obrigada a distribuir medicamentos, preservativos e agendar consultas e se existe algum controle desses pacientes na diretoria de saúde.

Informação e sugestão – A vereadora Daniela Parra cobrou informações sobre a situação do terreno situado na Rua IV Centenário, ao lado do PSF. Ela quer saber a quem pertence e qual a metragem; o que pretende se fazer no referido terreno e se seria possível uma doação de parte do terreno para a construção de uma sede própria para o IPREM. Segundo a vereadora, o IPREM tem o valor para construir e a doação ajudaria a economizar o dinheiro do contribuinte que é gasto com aluguel.

Obrigatoriedade – O vereador Rodolfo Antônio Minçon apresentou na última sessão, um projeto de lei que obriga a instalação de recipiente com álcool gel antisséptico ou produtos similares para higienização das mãos dos usuários, clientes e funcionários, em hipermercados, supermercados e minimercados; hotéis e pousadas; restaurantes, bares, lanchonetes e similares; clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia, de fonoaudiologia, de nutrição e similares; e em hospitais. O projeto prevê multa de R$ 200,00 para o estabelecimento que não cumprir a lei e multa equivalente ao dobro do valor da anterior em caso de reincidência, além também da suspensão do alvará de funcionamento do estabelecimento até que se faça sanar a infração. Segundo o vereador, a obrigatoriedade tem como objetivo oferecer aos usuários dos estabelecimentos, maior higiene, em especial nos estabelecimentos de risco como hospitais e clínicas médicas e similares. O projeto deve ir para votação na próxima sessão.

Privacidade – Outro projeto de lei apresentado pelo vereador Minçon, em parceria com o edil Alexandre Ferraz Fontolan, diz respeito à instalação de divisórias entre caixas e o espaço reservado para clientes que aguardam atendimento nos estabelecimentos bancários, proporcionando privacidade às operações financeiras. O projeto prevê multa diária de 100 UFM´s (Unidade Fiscal do Município) para quem descumprir a lei, aplicada em dobro em caso de reincidência. O projeto também vai para votação na próxima sessão ordinária da Câmara de Rafard.

Caminhando – A negociação para construção de uma passarela do outro lado da ponte da Pio XII, que liga Rafard à Capivari, parece estar bem adiantada. Segundo os vereadores, os dois municípios acataram o pedido de divisão dos custos e aguardam apenas um laudo técnico que confirme se a ponte suporta o peso excedente de uma nova estrutura. Estamos torcendo!

Nova ponte – A construção de um nova ponte, ligando Rafard ao Bairro Morada do Sol, também entrou em pauta durante a última sessão. Rafard já possui um ponte e necessita que cada município construa a base do seu lado. Se tudo correr bem essa obra deve ser iniciada em janeiro de 2015. O pedido é antigo, as promessas também. Será que agora sai?

Infrações – O vereador Marcelo Frederico revelou que o município já formalizou convênio com a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), que possibilitará às autoridades policiais a aplicação de multas aos infratores de trânsito.

Sorrindo à toa – Representando a classe dos funcionários públicos municipais, a vereadora Daniela Parra agradeceu e parabenizou a prefeitura pelo pagamento adiantado dos salários. Segundo ela, todos os funcionários ficaram felizes e esperam que o município consiga manter a rotina.

Desabafo – O vereador Luis Antonio Ferreira Brito, mais conhecido como Dóca, parece estar em pé de guerra com a atual Diretora de Cultura, Esporte e Turismo de Rafard, Sueli Batagin. O parlamentar desceu a lenha e mostrou descontentamento com o trabalho desenvolvido pela diretora. A briga parece que vai longe! Sueli Batagin é a terceira pessoa a ocupar o cargo, que ao que tudo indica, tem dado trabalho para agradar a todos, já que acumula o gerenciamento da cultura, esporte e turismo da cidade. Os vereadores inclusive pedem que o esporte seja desvinculado da pasta.

No limbo – Dóca mostrou-se indignado com a atual situação da piscina no Centro Esportivo Reinaldo Fontolan e também com o descaso na manutenção do local. O vereador disse que limpou a piscina há cerca de dois meses e após isso, não foi realizada nenhuma manutenção e cuidado com a água. Em época de estiagem e alerta quanto aos casos de dengue, é hora de se preocupar com a saúde pública dos munícipes. Infelizmente, a obra está aí, parada, abandonada, sendo depredada a cada dia. Quanto descaso com o dinheiro público!

Água – Apoiado por alguns vereadores, o vereador Rodolfo Minçon alertou sobre a conscientização do uso da água, já que alguns municípios vizinhos já sofrem com a falta e racionamento do líquido precioso. O parlamentar declarou ainda que o município precisa realizar uma análise da água, retirada dos lençóis freáticos. Alertou ainda sobre possíveis contaminações da água e de um projeto de lei que visa a instalação de equipamentos que possibilitem o reuso em prédios públicos.

Por hoje é só, semana que vem, se Deus quiser, estaremos de volta!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?