MombucaNotícias

48 anos de paz, amor e fraternidade

A história do município tem início em 1889, com Aristides Cavicchiolli, que se fixou nas margens do Ribeirão Mombuca, iniciando assim o povoamento da região.
Em 24 de dezembro de 1934, foi elevada à categoria de Distrito em terras do município de Capivari. Por uma comissão municipal liderada por Eugênio de Oliveira, tornou-se município em 28 de fevereiro de 1964 e a instalação político-administrativa ocorreu em 21 de março de 1965, data em que se comemora o dia do município, juntamente com a cidade de Rafard.
A designação Mombuca provém do tupi-guarani e significa “furar”, “rachar”, “fender” e “arrebentar”, e também provém do tupi-guarani “mombuka”, que era o nome dado a pequenas abelhas que na época da formação do povoado faziam as suas colméias no chão em volta do Ribeirão.
Mombuca é uma cidade com grande concentração de áreas verdes, cachoeiras e é bastante conhecida pelo caminho do sol, local visitado até por turistas de outros países. Segundo dados do Censo 2010, Mombuca tem sua população estimada de 3.266 habitantes e possui uma área de 133,2 km².
Hoje o município é administrado pela prefeita Maria Ruth B. de Oliveira e seu vice Valdemir Mora Pedroso. A presidência da Câmara Municipal está a cargo de Walter Ap. Martins de Moraes.

Festividades
As comemorações dos 48 anos de aniversário de Mombuca reúnem jogos, shows, noite do pastel e termina com a Festa da Cidadania, prevista abril.
Nesta sexta-feira (22), ocorrerá a abertura da 8ª Copa Regional de Futsal de Piracicaba, a partir das 19h30, no Ginásio Municipal de Esportes.
No sábado (23), a final do Torneio Amador de Futebol, a partir das 14h30, no Campo Municipal. Está agendado um show na Praça da Igreja Matriz com a dupla Craveiro e Cravinho, com Noite do Pastel e apresentação da Banda Antenor Cortellazzi, de Rio das Pedras, a partir das 20h.
No sábado da próxima semana (30), será a vez do Baile de Aniversário da Cidade com a Banda Themplus, a partir das 22h, no Centro de Lazer.
Em abril, no dia 6 (sábado), haverá Sessão Solene de Entrega de Títulos na Câmara Municipal, às 19h. No dia 13 (sábado), Culto Evangélico ao ar livre no bairro Vila Nova, a partir das 19h30, com participação das Igrejas Evangélicas da cidade. No dia 19, sexta-feira, um amistoso de futsal adulto no Ginásio de Esportes, a partir das 19h30. No dia 20 (sábado), a Festa da Cidadania, no bairro Vila Nova, a partir das 9h.
Também está marcado um amistoso da Associação Atlética Ponte Preta x Mombuca Futebol Clube. Jogos às 14h e às 16h, no Campo Municipal. (data a confirmar pela Prefeitura da cidade).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?