Tecnologia

5 curiosidades sobre o mercado de telefonia e internet no Brasil

O Brasil é um país extremamente conectado por celulares: há hoje 230 milhões de celulares ativos no país. Já o número de computadores, notebooks e tablets em uso no Brasil é de 180 milhões.

Houve um aumento de 10 milhões no número de smartphones ativos em relação a 2018, revela a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).

Com os avanços na tecnologia e o uso das redes móveis, o perfil dos usuários também tem mudado bastante.

Vale lembrar que o leilão para ocupar a nova frequência de celular a ser aberta no país, o 5G, no Brasil está previsto para 2021, segundo o Ministério das Comunicações do Brasil e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). De acordo com Yuri Kaminski, especialista em marketing digital do Portal de Planos (https://portaldeplanos.com.br/) — site que reúne todos os planos de internet, celular, TV e telefone em um só lugar, a chegada do 5G mudará, ainda mais, a forma como a população consome internet.

Kaminski separou 5 curiosidades sobre os serviços de telefonia e internet no país. Veja abaixo:

Quinto no mercado mundial de smartphones

O Brasil é o quinto maior mercado de smartphones no mundo. O país foi o que mais cresceu no segundo trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano anterior: aumento de 1,3%, com 10,8 milhões de unidades vendidas, informa o Gartner.

Aumenta número de antenas

Segundo dados do SindiTelebrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal), o país alcançou 100 mil antenas de telefonia e internet móvel em operação em todo o País, o que representa um crescimento de 6% desde maio de 2019, com a instalação de 5.612 novas instalações.

Cresce uso de internet fixa

O Brasil já conta com um número de contratos de Internet fixa (SCM) maior que o registrado no serviço de telefonia fixa (STFC), revelam estatísticas de acesso de telecom em março publicadas pela Anatel neste ano. No terceiro mês de 2020, 32,998 milhões de contratos de Internet fixa foram contabilizados no país, contra 32,652 milhões do serviço telefônico.

Campeão de pré-pagos

Segundo estudo da Agência Nacional da (Anatel) o último trimestre de 2019 foi encerrado com 226 milhões de celulares em serviço, dos quais 51,63% eram pré-pagos e 48,37% pós-pagos. Já no fim de 2018, os celulares pós-pagos dominavam 41% do mercado de telefonia móvel nacional. A pesquisa indica um aumento de planos pós-pagos, mas o pré-pago no Brasil ainda domina.

Compras pelo celular

Quase 80% dos brasileiros fazem compras pelo smartphone, afirma pesquisa encomendado pelo Paypal feita de forma global pela Ipsos. Os smartphones acabam se tornando a opção mais barata de se ter acesso à internet e redes sociais.

Sobre o Portal de Planos

O Portal de Planos (https://portaldeplanos.com.br/) nasceu em 2015 com o objetivo de reunir informações sobre a área de telecomunicação no Brasil, oferecendo ao consumidor ferramentas para ajudar a contratar serviços das mais diversas operadoras do país – tudo de forma digital, com agilidade e transparência. Entre as soluções oferecidas pelo site está o Comparador de Planos, que mapeia e compara todos os planos disponíveis no mercado – tanto de internet fixa como de celular. Também é possível realizar um teste de velocidade da internet por meio de um medidor virtual, além de ter acesso a mais de 300 conteúdos gratuitos em texto e vídeo sobre o tema.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?