DicasEsportes

5 dicas para voltar a pedalar

Para pessoas que pedalavam há anos atrás, voltar a andar de bicicleta pode ser uma atividade prazerosa e saudável, por relembrar de um passado ligado à juventude e também por ajudar na melhora do condicionamento físico. Além disso, pedalar corretamente te dará a sensação de bem-estar e o tornará mais disposto nas demais atividades do dia a dia. Com base nisso, serão apresentadas a seguir 5 dicas para você que deseja superar os desafios e voltar a pedalar.

Verifique a situação da sua bicicleta

Primeiramente, é necessário verificar a situação da sua bicicleta, que pode ter ficado por anos apenas acumulando poeira na garagem. Certifique-se de que o freio esteja funcionando corretamente, refaça a lubrificação das correias da sua bike e calibre os pneus. Caso perceba algo de errado, procure uma assistência técnica próxima. Afinal, isso evitará acidentes e lesões desnecessárias em seu retorno ao ciclismo.

Mantenha-se atualizado

Sempre é importante estar de olho no esporte praticado, atento às novidades que podem facilitar a prática do exercício ou mesmo aumentar a sua interação com o esporte praticado. Para isso, é recomendado acessar páginas e sites especializados no assunto, como o Clipado, que está repleto de assuntos indispensáveis para os amantes das bicicletas. Além disso, você também encontra bicicletas de diversas modalidades para compra. Quem sabe não encontra sua próxima bicicleta?

Lembre-se dos equipamentos de segurança

Se você já utilizava os equipamentos de segurança, é hora de verificar se eles ainda cumprem a sua função. Caso contrário, lembre-se que o uso de capacete é indispensável para qualquer ciclista. Além do capacete, os óculos também são muito importantes para o ciclista, diminuindo a intensidade da luz e protegendo contra o vento, poeira e insetos. Não esqueça também dos sinais de iluminação e/ou faixas refletivas que podem evitar acidentes, principalmente nos passeios noturnos.

Respeite o seu corpo

Não adianta tentar retomar as atividades pedalando uma grande distância, uma vez que forçaria demais o seu corpo e poderia ocasionar lesões. Assim, procure recomeçar com trajetos fáceis e curtos, e aumente gradualmente o nível dos exercícios. Além disso, também é muito importante realizar alongamentos antes de utilizar a bicicleta. Os alongamentos, além de aquecer os músculos, diminuirão a chance de lesões em decorrência do esforço físico e permitirão um melhor desempenho do ciclista.

Convide os amigos e a família

Toda atividade fica melhor com um grupo de amigos. Desta forma, convide seus amigos e familiares para esta retomada! Além de aumentar a qualidade de vida de todos, as interações também aumentam, proporcionando ainda mais momentos de felicidade! Realizar as atividades em grupo também ajuda no quesito segurança, já que possibilita corrigir imprevistos de uma forma mais rápida. Caso os amigos não topem o desafio, você encontra na internet diversos sites com grupos de WhatsApp sobre ciclismo. Busque por um em sua região e participe de uma nova turma!

É sabido que a retomada das atividades físicas não é uma tarefa fácil e requer muito empenho por parte do atleta. Porém, quando se trata de uma atividade prazerosa como o ciclismo, as coisas ficam mais fáceis! Com certeza as dicas citadas acima irão te ajudar no seu recomeço no ciclismo! Aproveite!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?