Colunistas

8 de Maio – Dia da Vitória

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

O dia 2 de Maio é o Dia do Expedicionário e o dia 8 o Dia da Vitória!

Na condição de integrantes da FAB e em patrulha sobre o nosso litoral, participado da 2ª. Conflagração Mundial, sentimo-nos no dever de divulgar – em pequeno comentário – sobre a atuação da nossa Pátria nesse conflito.

A 2ª. Guerra Mundial, iniciada em 1939, teve a participação do Brasil, quando, ferido em sua integridade moral e material (vários navios de passageiros e de carga foram afundados em nosso litoral, por submarinos alemães) enviando à Itália, expedicionários das suas Forças Armadas para; unidas às Forças Aliadas, combaterem o chamado Eixo – Alemanha, Itália e Japão.

Exército

Seguiram para o solo italiano, 25.445 patriotas integrantes da Força Expedicionária Brasileira, dando origem a uma história feita de fascinantes episódios das lutas e apreensões, mas, também cheia de alegrias, culminando com a vitória e passando para nossa História Pátria.

Foi para a tomada de Montese, em Abril de 1945, que os nossos valorosos pracinhas travaram o mais violento, renhido, sangrento e prolongado combate. O V Exército dos EUA – a que fora incorporada a FEB – havia sido desfalcado em várias divisões, transferida para outras frentes do teatro de guerra europeu, razão pela qual o General Mark Clark, Comandante Geral, mandou-a para a frente de combate, sob o comando do IV Exército onde permaneceu até o fim do conflito. Também os combates em Monte Castelo e Castelnuvo são marcos significativos, dos confrontos brasileiros com alemães. Não podemos deixar de agradecidos, reverenciar a memória do ex-pracinha Orlando Carnelós.

Aeronáutica

Quando em 1943 o nosso país decidiu enviar forças aéreas para o teatro de operações de guerra na Itália, foi criado a 18 de Dezembro o 1º Grupo de Aviação de Caça que, em 3 de Janeiro de 1944 , sob o comando do Major Aviador Nero Moura, partiu para treinamento nos EUA, parando antes no Panamá, participando da defesa do Canal. No dia 14 de Outubro de 1944 pela 1ª.vez na história, tremulou a Bandeira Nacional em uma Unidade Aérea Brasileira – Tarquinia – solo inimigo. Todo o efetivo, – 350 homens – Oficiais e Praças eram voluntários, o que garantia a moral da tropa. Seguiram para a Itália, mecânicos especialistas para a manutenção dos aviões, que os muito bem treinados, pilotos do 1º. Grupo de Aviação de Caça, em Tunderbolt–P47, combateriam os aviões alemães e destruiriam com bombas incendiárias e metralhadoras calibre 50, ferrovias, fortificações, rodovias, depósitos de munições, pontes, etc., etc. A 4 de Dezembro o 1º. GAC, que fazia parte do 350º. Regimento de Caça dos EUA, foi deslocado para a Base de Pisa, para melhor aproveitar o raio de ação dos seus P-47.

A 22 de Abril é comemorado o Dia da Aviação de Caça Brasileira, por haver nesse dia, realizadas 11 missões com 44 saídas dos nossos aviões, prosseguindo com suas intensas atividades até o fim das hostilidades em 2 de Maio de 1945. O Maj.Brig. do Ar Rui Moreira Lima, nosso comandante, cumpriu 94 missões de guerra.

Marinha de Guerra

Todo o efetivo da Marinha de Guerra participou das atividades de defesa do nosso território, escoltando comboios e navegando em patrulha em nosso litoral.

Nesta data, recordando esses fatos, escritos em combate com o sangue dos nossos irmãos, vítimas das assassinas balas dos inimigos da democracia, parabenizamos os que retornaram à pátria, cobertos de glória e reverenciamos a memória dos que pereceram e hoje, na espiritualidade, desfrutam de merecido repouso. Que assim seja.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?