Opinião

A Astronomia e a Bíblia – 3

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Leondenis Vendramim

Como vimos no artigo anterior moramos na Terra que está inserida no espaço, no meio do sistema solar, que por sua vez está envolto por outros 400 bilhões de sóis com possíveis 400 bilhões de sistemas solares. Além disto, ainda há bilhões de cometas, satélites e uma infinidade de asteroides. Todos esses incontáveis corpos estão num espaço de 2.600.000 anos luz², ou seja, 23.530.000.000.000.000.000 km². O impressionante é que os estudiosos (físicos e astrônomos) pensam que há entre 200 e 400 outras galáxias, sendo Andrômeda a mais próxima, a 2 bilhões de anos luz. Multiplique-se 2 bilhões por 9,5 trilhões e teremos a quantidade de km que se separam uma da outra. Dá para imaginar a área total dos 400 bilhões de Galáxias mais os 399 bilhões de espaços intergalácticos de 2 bilhões de anos/luz cada um?!!! O número de km² é infinito para a mente limitada do homem. Quais são a extensão, a área e o volume ocupado pelo Universo?!!

Impressiona-nos o só pensar sobre os movimentos dos corpos celestes. Desde a segunda série elementar sabemos que a Terra tem o movimento de rotação (em torno dela mesma) e o de translação (em torno do Sol), e ainda há outros 13 movimentos: nutação (movimento de inclinação do seu eixo – produzindo verão e inverno); de dilatação e de maré alta e baixa); de revolução (todo o sistema solar (satélites, cometas, asteroides, planetas e o Sol) em relação ao centro da galáxia; rotação da Galáxia em torno de si mesma e também em torno de outras galáxias. No movimento de translação em torno do Sol a Terra faz uma volta elíptica, ou seja há ponto em que passa mais próxima do Sol (periélio) e noutro ponto passa mais longe (afélio). Notemos que simultaneamente a Lua também gira em torno dela e também em torno da Terra e a acompanha em todos os seus movimentos. Isto ocorre com todos os satélites (64) do sistema solar. Os asteroides também circulam em torno do Sol na órbita entre Marte e Júpiter. O Sol tem seu movimento de rotação, e, junto com todo o sistema planetário, faz todos os movimentos pela galáxia, e com esta, os movimentos galácticos. E segundo Edwin Hubble todos os corpos estão no movimento de expansão. E não se chocam!!

Deus criou grandes forças fundamentais na natureza: gravidade, força forte, força fraca e eletromagnetismo. Todos os corpos exercem essas forças mutuamente uns sobre os outros, mantendo-os perfeitamente cada um na sua órbita e sua distância impedindo que se choquem! Essas forças foram estudadas por Isaac Newton e Albert Einstein.

Em 1895 a astronomia tomou impulso com a construção do telescópio YERKS, com o Monte Palomar em 1948, o Monte Wilson em 1949 e com o telescópio espacial Hubble (homenagem a Edwin Powel Hubble) em 1990 (até hoje). Os primeiros estudos com galáxias ou nebulosas extragalácticas foram realizados com eles. Embora Ticho Brahe, fosse o primeiro astrônomo a inventar a luneta em 1780.

Ellen White, mulher semialfabetizada, tida como profetiza pelos adventistas, já dizia muito antes, em 1888, que os salvos, “alçarão voo incansável para os mundos distantes. Com visão desanuviada olham para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas solares, todos na sua indicada ordem, a circular ao redor do trono da divindade”. O Grande Conflito, p. 677.

Diz a Bíblia: “No princípio criou Deus os céus e a Terra” Gn 1:1. O salmista canta: “Desde a antiguidade fundaste a Terra, e os céus são obras das Tuas mãos” Sl 102:25. Jesus fez com o Seu poder esses incontáveis sóis, fornalhas enormes e ardentes de 100.000.000ºC, e os sustenta com Suas leis. Quão grande és meu Deus!!

O que mais me fascina, ao olhar para o céu, é o que Ele nos diz: “Quanto o céu está elevado acima da Terra, assim é o Seu amor para com os que O temem”. O mesmo Jesus Cristo, poderoso para criar e sustentar o Universo, de forma harmoniosa, fulgurante é o mesmo que morreu na cruz para nos salvar. É ele quem diz: “Não temas, pois Eu sou contigo… Eu sou o teu Deus, Eu te fortaleço, e te ajudo, Eu te sustento com a destra da minha justiça” Is 41:10. Creia, Ele o ama prezado leitor!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?