Opinião

A Astronomia e a Bíblia – 4

Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Artigo | Por Leondenis Vendramim

Não é fantástico olhar e meditar sobre o céu? Vimos que o Universo é de tamanho incomensurável para nossos cálculos, mesmo em anos/luz. É inconcebível um aparecimento espontâneo, ocasional e evolucionista dos céus.

A respeito do céu S. Paulo diz: “… um homem (ele mesmo) foi arrebatado até o terceiro céu” 2 Cor 12:2. Então há 3 céus. Segundo os teólogos, o primeiro céu é o atmosférico, o segundo é o astral. Que este terceiro céu é o paraíso, o lugar da habitação de Deus, está esclarecido no verso 4. O céu atmosférico são as camadas gasosas que envolvem a Terra atingindo mais de 40.000 km de altitude. A própria palavra grega atmós = vapor e sphaira = esfera mostra que são camadas esféricas que servem de invólucros protetores da Terra. Ela é estratificada em zonas: troposfera que é a camada desde ao nível do mar até a altura de 12 km. Contém vapor d’água, partículas sólidas e gases. Aqui se formam as nuvens, chuvas e relâmpagos e é nesta faixa que os aviões de cargas e passageiros voam. Na troposfera temos os gases: nitrogênio (mais de 78%), oxigênio (quase 21%), argônio, e muitos outros.

A estratosfera vai de 12 km até 50 km de altitude com temperatura variando até -70ºC. Aqui viajam os aviões supersônicos e balões para analisar o clima. É na estratosfera que se localiza a camada ozonosfera com 10 km de espessura, bastante rarefeita, que serve de filtro para nos proteger dos raios ultravioletas do Sol. A mesosfera, de 50 a 80 km de altitude, cuja temperatura varia de -10 a -100ºC (extremamente frio porque não há nuvens e gases para absorver os raios solares). Aqui há a dispersão dos raios solares dando a coloração azul ao céu, e aqui também se dá o fenômeno da aeroluminescência tratarei na próxima semana) e a queima dos meteoroides.

A termosfera é onde atinge temperatura de até 1500ºC devido à absorção do calor solar pelo oxigênio atômico aí existente. Esta faixa vai de 80 km até 600 km de altitude, Exosfera é a faixa que se limita com o céu astral, tem de 600 a 800 km de altitude e é composta principalmente de hélio e hidrogênio. Atinge 1000º C de acordo com a atividade solar, latitude e horário matutino e vespertino. Aqui o ar é bastante rarefeito, por isto as espaçonaves como a Hubble não sofrem danos com o calor.

Quando Deus disse: “Haja um firmamento… e haja separação entre as águas…” Gn 1:6, imediatamente apareceram 5,5 trilhões de toneladas de gases que enveloparam a Terra com uma espessura apropriada para proteção dos futuros seres vivos. Sem a atmosfera não teríamos vida na Terra. Diz o cientista Prof. Herbert Morris: “Não se poderia fazer qualquer modificação na composição do ar sem torná-lo nocivo à vida tanto dos homens como dos animais e vegetais”, Mundos Maravilhosos, p. 22. Aumentar ou diminuir, ainda que minimamente, a proporção de quaisquer gases (oxigênio, nitrogênio, ou outro) impossibilitaria a vida neste planeta. A atmosfera serve como filtro de proteção contra as radiações cósmicas e contra os raios ultravioletas vindos do Sol. Graças a ela recebemos menos de 1 milésimo do calor solar. Sem a atmosfera não seria possível ouvir o som e mesmo ter coloração azul ou o romântico colorido do pôr do sol. A atmosfera absorve e reemite a energia solar para a termosfera, e só permite que uma porção benéfica de energia, de radiações e luz chegue até nós. Ela exerce uma pressão sobre nós por todos os lados, sem o que, sairíamos como bexigas cheias de gás pelo espaço. A ela devemos a amenização climática. A massa de ar quente se desloca formando o vento, propiciando a polinização produzindo mais frutos. Sabemos que inspiramos gases, retendo o oxigênio e exalando nitrogênio e gás carbono, o primeiro exalado, impróprio para nossa vida, por isso Deus o fez tão leve, que sobe e não o inspiramos novamente, e o segundo, é absorvido pela vegetação. Enfim sem a atmosfera não haveria vida.

Não é maravilhoso e bom o nosso Criador? É Perfeito, Sábio. Fez tudo com exatidão para que você e eu pudéssemos ter vida e vida com abundância. Como é grande o nosso Deus! Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento (atmosfera) as obras de Suas mãos. Levantai vossa cabeça e vede que o Senhor é bom!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?