Região

A convite do Papa, Dom Devair fará rito de consagração da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria

Todas as paróquias da Diocese de Piracicaba foram orientadas a unirem-se ao ato de oração pela paz

O bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, recebeu na tarde desta terça-feira (22) o convite do Papa Francisco para unir-se a ele e aos prelados de todo mundo na consagração e entrega da Rússia e da Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

Dom Devair informou que realizará o rito no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, às 19h30 desta sexta-feira (25). A celebração será transmitida pela TV Oração, via internet.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Crédito: Adora Comunicação/Cathopic

No mesmo dia (Solenidade da Anunciação), Francisco pronunciará oração pela paz e realizará a consagração dos dois países na Basílica de São Pedro, às 17 horas (no horário de Roma).

O cardeal Konrad Krajewski, esmoleiro pontifício, fará o mesmo em Fátima (Portugal) como enviado do Papa. De acordo com informações da Santa Sé, o Sumo Pontífice convidou bispos e seus sacerdotes no mundo todo para realizarem o ato.

Na Diocese de Piracicaba, além da celebração do bispo no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, por orientação de Dom Devair, todas as paróquias deverão realizar o rito de consagração nas missas noturnas desta sexta-feira. Nas comunidades diocesanas onde não haverá missa na data, o ato poderá ocorrer durante recitação do Santo Terço, Liturgia das Horas ou celebração da Palavra, por exemplo.

“Algumas paróquias já tinham programado confissões quaresmais comunitárias para esta sexta.

Não há problemas, a consagração poderá ocorrer da mesma forma com os fiéis que estiverem presentes para a confissão”, destacou o bispo de Piracicaba.

Nas igrejas da Diocese em que, por alguma razão, for impossível nesta sexta-feira, o rito poderá ser realizado no sábado (26).

Pedido em Fátima

Rússia e Ucrânia estão em guerra desde o dia 24 de fevereiro deste ano. Na aparição de 13 de julho de 1917, em Fátima, Nossa Senhora pediu que a Rússia fosse consagrada ao seu Imaculado Coração, com o objetivo de evitar guerras e perseguições à Igreja. A aparição é reconhecida como legítima pela Igreja Católica.

Desde os fatos relatados em 1917, atos de consagração da Rússia acontecera em 1942 e 1952 (Papa Pio XII), 1964 (Paulo VI), 1981, 1982 e 1984 (João Paulo II). Agora, neste 25 de março de 2022, Francisco consagrará a Rússia junto com a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, em comunhão com bispos de todo o mundo, e com o mesmo objetivo de cessar a guerra.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?