Saúde

A eficácia da glutamina na hipertrofia

Suplemento é usado para ganho de massa muscular de pessoas que praticam exercícios pesados e de alto impacto

Após exercícios físicos intensos, os níveis da glutamina, aminoácido que faz parte da formulação de proteína, tendem a diminuir.

Por isso, em casos onde as doses de glutamina precisam ser elevadas, nutricionistas recomendam o uso dessa suplementação, que também pode ser usada no ganho de massa muscular.

Ela também é utilizada para atletas de fisiculturismo que tem como objetivo manter os músculos e prevenir infecções principalmente durante o período das competições.

O sistema imunológico é vulnerável não só a agentes tóxicos, mas também as alterações na homeostase fisiológica que ocorre por estresse referente a aplicação dos exercícios físicos.

O treinamento moderado ocasiona uma estimulação positiva ao sistema imunológico, porém o intenso promove uma imunossupressão temporária que podem comprometer a função desse sistema.

Com o intuito de impedir ou diminuir esse estresse, é utilizado o uso de suplementação nutricional de glutamina, pois é uma das principais fontes de energia do sistema imunológico além de ser o aminoácido livre mais abundante do corpo.

A redução de glutamina no organismo pode deixar o corpo envolvido no fenômeno “janela aberta imunológica” onde fica mais suscetível a infecções.

Hoje, já existem muitas opções desse suplemento no mercado, mas é necessário ter atenção a quem pode usá-los. Para a nutricionista da Equaliv, Adrienne Fortunato:

“é muito importante ter cuidado ao usar esse tipo de suplemento, que é indicado apenas para pessoas que praticam exercícios intensos ou buscam ajustar o corpo sob a orientação de um profissional da saúde, médico ou nutricionista.

A quantidade de glutamina produzida pelo nosso organismo não é suficiente para reverter a sua deficiência e para ajudar no combate de sua escassez, o uso diário de glutamina em concentrações ajustadas restabelece o estoque saudável, impactando na melhora da resposta do organismo e auxiliando na redução de infecções.

A glutamina da Equaliv, por exemplo, possui como diferencial a qualidade da matéria prima, ela é proveniente de fermentação na qual proporciona um produto completamente vegetariano, 100% puro e sem aditivos.

O produto possui o selo BPF (certificado de boas práticas de fabricação), comprovando a qualidade certificada, além de ser zero açúcares, zero glúten, zero lactose, zero sódio e vegano.

Além de promover o crescimento muscular, evitar a perda de massa magra, melhorar a performance e o desempenho no treino, a glutamina possui outros benefícios, como a melhora no funcionamento do intestino, porque é um nutriente vital para a sua reparação; melhora da memória e da concentração, por ser um neurotransmissor essencial no cérebro; melhora no metabolismo e a desintoxicação celular, além de reforçar o sistema imune através da regulação da resposta imune de IgA, que é um anticorpo importante no ataque de vírus e bactérias.

Ainda segundo Adrienne, a glutamina não é voltada somente para pessoas que treinam.

“Ela ajuda a modular a microbiota em pessoas com sobrepeso e obesidade, contribui para a integridade da parede intestinal, ajuda no pré e pós cirúrgico e auxilia na redução dos efeitos imunossupressores em praticantes de exercícios.

O suplemento também é recomendado para pessoas que estão se recuperando de lesões, queimaduras, tratamento para câncer ou cirurgias, pois ajuda a acelerar a cicatrização e prevenir infecções”.

Mas afinal, o que é a glutamina?

A glutamina tem sido usada para promover e manter a hipertrofia, melhorando a performance de atletas e pessoas que praticam exercícios físicos intensos em busca de grandes resultados.

Essa substância nada mais é do que um aminoácido que pode ser encontrado nos músculos e que pode ser produzido a partir de outros aminoácidos, podendo ser encontrado em todo o organismo.

Uma das principais funções da glutamina é a de contribuir para a nutrição e reparo de tecidos diversos (pele, unha, músculos, órgãos).

Ainda contribui para melhor absorção dos nutrientes e serve como fonte de energia para as células do sistema imune, contribuindo para a multiplicação delas.

Equaliv Glutamina

Aminoácido de grande importância para o organismo. Sua atividade está ligada às funções imunológicas, intestinais e produtoras de energia renais.

O uso oral de glutamina em concentrações ajustadas restabelece os níveis adequados, melhorando a imunidade e reduzindo as infecções.

Ele contribui na integridade da parede intestinal, beneficiando a absorção de nutrientes, ajudar a modular a microbiota em pessoas com sobrepeso e obesidade, ajuda na recuperação muscular após exercícios físicos intensos e prolongados, além de ser vegano, zero glúten, açúcares, lactose e sódio. É neutro e sem sabor.

Consumo: Diluir 5g (1 colher de chá) em até 100ml de água ou bebida de preferência
Preço sugerido: Lata com 300g – R$ 74,90
Onde encontrar: https://lojaequaliv.com.br/

Sobre a Equaliv

Equaliv é uma empresa do grupo farmacêutico Althaia, fundada no ano de 2010 com crescente representatividade no mercado de saúde.

A empresa desenvolve, produz e comercializa as opções mais modernas existentes no mercado a um preço justo e com qualidade.

Alta tecnologia e rígidos padrões de qualidade são características diferenciais da empresa que traz a excelência de seus processos para o mercado de nutracêuticos, em busca do mais moderno desenvolvimento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?