CapivariRafard

A história se repete

Infelizmente a palavra chuva se tornou sinônimo de enchentes em Capivari e diversas cidades da região. Com o nível perto dos 2,80 metros – quando o normal é de 80 centímetros -, as águas do rio Capivari voltaram a alagar e desalojar famílias na cidade.
Segundo o Diretor da Defesa Civil, Ricardo Lourenço de Souza, 26 famílias foram abrigadas no Ginásio Municipal “Ronaldão”, entre elas, 15 desalojadas e 3 desabrigadas.
As constantes chuvas do último final de semana prejudicaram várias famílias dos bairros: Moreto, Nova Aparecida, Juventus e Centro.
A reportagem do Jornal O Semanário esteve, na tarde de domingo (13), nos pontos mais críticos e captou em imagens, a situação vivida pelo povo capivariano. Às 17h, o nível do rio estava em aproximadamente 2,70m. Uma hora e meia depois (18h30), as águas atingiram 2,74m.
Nesta manhã de segunda-feira (14), o nível do rio Capivari mantinha a marca de 2,70m.
De acordo com Souza, a opção de deixar as casas e se abrigarem no ginásio municipal são das famílias, onde o município fornece toda a assistência alimentícia, psicológica e de saúde. “Não podemos obriga-los a deixar suas casas, apenas damos as orientações”, declarou o Diretor da Defesa Civil de Capivari, nesta manhã em entrevista ao Bom Dia Cidade, da EPTV Campinas.

Rafard
No bairro próximo à Estação, algumas casas também sofrem com as cheias do rio Capivari, nas ruas Felício Vigorito e Colonização.
De acordo com a Prefeitura de Rafard, dois caminhões, sendo um a serviço da Prefeitura e outro da Raízen, ficaram de prontidão para realizar a retirada dos pertences das famílias que tiveram suas residências atingidas, porém até às 21h do domingo (13), houve resistência para a saída e nenhuma delas utilizou o serviço.
“À noite as coisas ficam mais complicadas. Quando a água sobe muito, normalmente atinge diversas casas de uma vez só e é impossível realizamos todas as mudanças ao mesmo tempo, por isso estamos pedindo para que os moradores façam suas mudanças antes que a água chegue às casas,” informou com preocupação o fiscal geral Claudemir Chiarini.
Segundo a Prefeitura, as famílias que aceitarem a ajuda serão abrigadas nos ginásio de esportes “Olavo de Campos Borghesi”. A Diretoria Municipal de Saúde também alertou os moradores sobre os riscos e solicitou que não haja contato com a água, para evitar doenças.

Atualizado as 18h12

Segundo a Defesa Civil, Capivari ainda permanece em Estado de Atenção.

Neste momento o nível do rio é 2,34 metros.

Três famílias permanecem desabrigadas e 15 foram desalojadas.

As pontes interditadas ontem já foram liberadas.

 O telefone da Defesa Civil é 199.

Obs.: Há uma casa no bairro São João que foi atingida por um raio no último sábado, dia 12, e está interditada. A Defesa Civil e o Departamento de Engenharia da Prefeitura estiveram no local.

Hoje pela manhã a maternidade e a sala do raio-x da Santa Casa também foram interditados por conta de inúmeras rachaduras que apareceram após as últimas chuvas.

Atualizado 12h22

De acordo com a Defesa Civil de Capivari, o nível do Rio, no momento, é de 2,15 metros.

Ainda são três famílias desabrigadas e 15 desalojadas.

O único bairro que ainda possui casas inundadas é o Moreto.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?