J.R. Guedes de Oliveira

A igreja de São Benedito em Capivari – segunda parte

Com o passar do tempo, vamos colhendo novos subsídios à composição de alguns dados sobre a história da Igreja Matriz de São Benedito, colocando, estes mesmos dados, para o conhecimento de todos ou lembranças para àqueles que já sabem de como surgiu e como se solidificou o culto ao sagrado Santo.

Em recente contato que mantivemos com o nosso amigo de mocidade, Dr. José Vicente Colaneri, obtivemos, dele, alguns dados e notícias sobre a comemoração dos 50 anos da Paróquia.

“Ano Jubilar da Paróquia São Benedito. Notícia de 12.02.2011: Na quarta-feira, dia 9 de fevereiro de 2011, a Paróquia de São Benedito de Capivari, pertencente à Diocese de Piracicaba, comemorou seus 50 anos de vida e missão. Ela foi criada em 9 de fevereiro de 1961, por Dom Aníger Francisco de Maria Melillo e sua instalação ocorreu no dia 12, com a posse do primeiro pároco.

A paróquia tem como padroeiro São Benedito, o negro, religioso, franciscano, um dos grandes Santos da devoção popular. A origem dessa devoção em Capivari remonta ao tempo da escravidão. Em 7 de outubro de 1860 foi fundada a Irmandade de São Benedito, que se reunia na Igreja Matriz de São João Batista.

igreja-são-benedito-capivari-artigo-guedes
Igreja São Benedito, Capivari/SP (Foto enviada pelo escritor)

Em 1911, a Irmandade manifestou o desejo de construir uma capela em honra do Santo, mas o desejo só se concretizou em 1923, quando conseguiu o terreno doado pelo Sr. João Jarussi. No ano seguinte, iniciou-se o trabalho de escrituração, elaboração da planta da capela e compra do material. A primeira parte da construção foi concluída em 1930. Dois anos depois, iniciou-se a segunda parte.

A comunidade que se reunia em torno da capela foi crescendo, o que levou Dom Aniger, segundo bispo diocesano, a elevá-la a Paróquia, através do decreto de criação de 9 de fevereiro de 1961, em terreno desmembrado da Paróquia de São João Batista.

Seu primeiro pároco foi o Padre Eusébio van den Aardweg, que tomou posse no dia 12 de fevereiro de 1961 e permaneceu até 21 de janeiro do ano seguinte. Depois vieram os padres Teodulo Tabak, Gentil Aguiar, João van Hattum e José Martinho Verhoven, todos sacerdotes da Congregação dos Sagrados Corações. A partir de 1983, a paróquia foi confiada a padres diocesanos: Monsenhor Romário Pazzianotto, Luiz Simioni, Carlos Roberto Dólio e o atual, Padre João Quaresma, que tomou posse em 28 de janeiro de 2006”.

Hoje o Pároco é o Padre André Andrade Aguiar. A Paróquia de São Benedito tem, aos seus cuidados, as Capelas de: Nossa Senhora Aparecida, Santa Cruz, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Monte Serrat, Santo Antônio e São Pedro (Castellani).

jr-guedes-de-oliveira
Escritor J.R. Guedes de Oliveira (Foto: Divulgação)

ARTIGO escrito por J. R. Guedes de Oliveira, ensaísta, biógrafo e historiador. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?