Leondenis Vendramim

A imprensa e a nossa língua 9

leondenis vendramim colunista
Leondenis Vendramim é professor de Filosofia, Ética e História (Foto: Arquivo pessoal)

Nossa língua portuguesa não foi enriquecida somente pela grega, latim e africana, mas também pela francesa, inglesa, hebraica e outras. O estudo da Bíblia e a influência judaica marcou indelevelmente nosso idioma.

O hebraico é uma língua muito rica e expressa, pelas letras, múltiplas ideias, sentimentos e virtudes. Analisemos o nome Adão, primeiro homem criado por Deus, e a riqueza dos significados das letras que o compõem.

O hebreu não tem numeral, cada letra tem algum ou alguns valores, por exemplo, a primeira letra Alef vale 1; 10; 100; 1000. A soma dos valores das letras das palavras “Y H W H” (Jeowá, Deus), “A d ham” (Adão), e “me ô d” (semelhante) é exatamente 45.

A primeira das três letras da palavra “Adham” é Alef e significa poder, autoridade, Deus, rei, etc. A segunda e terceira juntas constituem a palavra “dham” (sangue) e a soma dos valores de suas letras é 44. Assim Adão foi formado por Deus (terra, mais sangue, mais Seu fôlego – Gn. 2:7).

Como vimos Jesus fez Eva de uma parte de Adão (sangue e carne). Somando os valores das letras das palavras “Av” (pai) (A = 1 + V = 2) = 3, e os valores das letras de IMA (mãe) (IM = 40 + A = 1) = 41); seus descendentes são a somatória do sangue paterno e materno: (pai) 3 + 41 (mãe)= 44 .

Outro detalhe: Deus deu a Adão, autoridade de representar o Criador e governar sobre todos os animais e vegetais (Gn 1:26-28); é notável que a primeira letra “A” (governo, Deus, rei) de Adão mostra que ele governaria sobre os demais seres viventes terrestres.

O nome Adão com alguns arranjos revelam vários atributos que Deus lhe imputou:

1- Av ou Ab significa que Adão é pai e representante de Deus para cuidar dos familiares com o mesmo caráter do seu Criador (com amor, bondade, firmeza, veracidade…);
2- dham quer dizer feito de sangue: o ser humano tem 5 a 6 litros de sangue no corpo;
3- Adon é vermelho, Adão devia ser moreno muito corado, resplandecendo saúde;
4- Adamá é feito de terra (Gn 2:7). O nosso corpo é formado de minerais: cálcio, zinco, ferro, cobre…, elementos da terra, e quando morre, volta à terra (Ecl. 12:7);
5- Meôd que é multiplicar. E o Senhor disse multiplicai-vos e enchei a Terra (Gn. 2:28). Este é um mandamento de Deus. O casamento foi estabelecido entre homem e mulher (Gn. 2:24), abençoado e dignificado por Jesus com esse propósito (Heb. 13:4). Salvo exceções genéticas, você está cumprindo este mandamento de Deus?

Como diz Karla Damasceno, professora de hebraico: Deus fez o homem de terra vermelha, colocou sangue nele, fazendo-o Seu semelhante para multiplicar, e eu acrescento: para representá-Lo e governar com amor todos os demais seres terrestres.

Como você é importante e quão importante é seu papel neste mundo!

Alguns escolhem continuar sendo terra e quando morrer continuará sendo pó. Deus nos convida para sermos semelhantes a Ele a fim de mostrarmos ao mundo amor, espírito de perdão semelhantes ao de Jesus. A língua hebraica revela que Deus criou Adão à Sua imagem. Quanto devemos aos judeus!

A criação do homem foi muito diferente da dos animais. Estes o Senhor criou falando, Adão e Eva, manuseando. Não nos maravilha saber que a língua, do então, povo de Deus mostra que o Senhor nos amou tanto que nos fez semelhantes a Ele?

Diferentemente dos irracionais, o homem foi criado com capacidades de raciocinar, inventar, de introspecção, de amar e se comunicar com Deus. O homem faz oração porque o Criador interiorizou essa necessidade nele.

A palavra ”mispalel” (oração) é formada pelo nome das letras hebraicas do nome Adham, mostrando que o homem tem interiorizado a necessidade de orar. Alguns a perdem por não exercitar, e assim, perdem a Deus de vista, continuam pó.

Ao você, leitor(a), se deleitar com a ingenuidade e meiguice das crianças, com a beleza e aroma das flores, o gorjeio dos pássaros, o rumorejar dos riachos, ao saborear frutas cheirosas e suculentas, encantar-se com a boa música, com o pôr-do-sol, o céu estrelado e enluarado, agradeça ao Criador que o fez semelhante a Ele.

Ele ama o belo, o caráter nobre, a felicidade. O céu é um paraíso, onde há muitos musicais orquestrados sublimes. Jesus aguarda ansiosamente pelo dia em que virá buscá-lo(a) a fim de morar junto a Ele (João 14:1-3) porque o ama. Aguarde! “Ora! Vem Senhor Jesus!” (Ap. 22:20).

ARTIGO escrito por Leondenis Vendramim, professor de Filosofia, Ética e História. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?