CapivariNotíciasRafardRegião

A prevenção é sempre o melhor remédio

Na última segunda-feira (29 de outubro), foi comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) e por todos os lugares do mundo, profissionais da saúde palestraram e deram dicas de como evitar essa doença, que a cada ano faz, somente no Brasil, cerca de 129 mil vítimas.
O exercício físico e os cuidados com a saúde são as principais armas contra o AVC. Conhecido popularmente como derrame, o AVC acontece quando as artérias que irrigam o cérebro sofrem uma obstrução. Geralmente esse “entupimento” das artérias é causado por coágulos sanguíneos formados na parede das artérias ou no interior do coração. Em alguns casos, onde aproximadamente 10% das vítimas apresentam quando são internadas, ocorre o derramamento de sangue, vindo acarretar a morte de células do sistema nervoso central, os neurônios.
Segundo os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), os acidentes vasculares cerebrais são a segunda principal causa de óbito no mundo – somente em um ano, cerca de 7 milhões de pessoas morrem em decorrência do problema.
Os principais fatores de risco são a hipertensão, o diabetes, o colesterol elevado e o tabagismo. O AVC tem como principais sintomas: Perda de força muscular de um lado do corpo, fala enrolada, desvio da boca para um lado do rosto, sensação de formigamento no braço, dores de cabeça súbita ou intensa, tontura, náusea, vômito e perda súbita de visão em um ou nos dois olhos.

Precauções
A prevenção reduz em 60% as chances de se ter um AVC. Manter a pressão arterial sob controle, evitar o consumo de sal em excesso, moderar a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar o cigarro e derivados do fumo, controlar o peso, ter uma alimentação saudável (controlar o consumo de fritura e gorduras, comer muitas frutas – fibras – vegetais), evitar o stress diário, e o principal, praticar exercícios físicos regularmente.
O grupo da Terceira Idade de Rafard realiza diversas atividades semanais no intuito de prevenir não só esses riscos, mas também garantir que as pessoas levem uma vida tranquila e amena. Atividades como ginástica, vôlei (masculino e feminino), dança e outros exercícios físicos, sempre com acompanhamento médico, são praticados pelos “sempre jovens” de Rafard.
Opção não falta, o Projeto “Caminha Comigo – Seu passo para uma vida melhor”, coordenado pelos professores de educação física Cléusio e Eduardo, tem como maior foco o tratamento não medicamentoso, para manter o equilíbrio da mente, corpo e espírito dos alunos. Esse projeto saudável e de prevenção é bancado por recursos governamentais e aberto ao público em geral, envolvendo munícipes de Capivari e Rafard, que reúnem-se para a prática de caminhada e alongamento, na praça do Almoxarifado.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?