Marcel Capretz

A seleção e suas particularidades

Toda convocação de seleção brasileira tem reclamação. É verdade que antes havia mais. Até porque o número de jogadores qualificados que não cabia na lista era maior do que hoje.

Mas sempre depois de uma convocação alguns torcedores ainda lamentam quando seus nomes preferidos ficam de fora.

Primeiro é importante deixar claro que qualquer seleção antes de ser do país é do técnico contratado para montá-la.

O time terá as preferências, opções e ideias desse treinador. Por isso é bom relativizar o conceito de que em uma convocação estão os melhores: são chamados os melhores na visão de quem convoca. Nunca haverá unanimidade.

E outra discussão que sempre aparece no Brasil é o pouco número de jogadores convocados que atuam nos clubes locais.

Aqui não entra nenhum complexo de vira lata, nenhuma bajulação barata ao futebol europeu, porém precisamos compreender que as competições de clubes na América do Sul são cada vez mais inferiores ao que se pratica no alto nível mundial.

O jogador que está aqui não é testado, não recebe os mesmos estímulos, em comparação a quem atua na Europa, jogando as grandes ligas.

Tite está sendo xingado pela torcida do Palmeiras por não ter colocado o meia Raphael Veiga na última lista.

Compreendo o palmeirense, já que Veiga vem mantendo um nível excelente há mais de um ano. Entretanto, o técnico da seleção brasileira tem para mim muito claro esses dois pontos: o meia do Palmeiras não se encaixa em seu modelo, além de não ter sido testado para valer em um contexto mais competitivo.

Não ligue, palmeirense: pelo menos, Raphael Veiga não desfalcará a equipe em jogos importantes.

É absurdo, mas as competições por aqui não param em Data Fifa…e se Tite nunca foi de abrir mão de suas convicções, não seria agora, às vésperas da Copa, que o faria…

Marcel Capretz

Marcel Capretz é radialista e jornalista formado pela Universidade Mackenzie e pós-graduado pela Fundação Cásper Líbero. [email protected] www.marcelcapretz.com

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?