Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo

A viagem é tão curta. Quer curtir ou discutir?

Toda caridade encontra início na gentileza. Chico Xavier

Se quer ver crescerem a alegria e o sorriso nas pessoas, semeie o amor e a bondade em seu caminho.
Aprenda que gentileza gera gentileza, palavras de carinho geram satisfação.

Meu amigo e ex-juiz de direito, doutor Donizete Pinheiro (de Marília-SP), com diversos livros publicados na Editora EME (Um olhar sobre a honestidade, Gestão de crises emocionais e Para uma vida saudável, que tratam das virtudes, e Terapia da paz, com o qual meu amigo, e empresário Leonardo Carrara gosta de presentear seus amigos), escreveu esta preciosa lição para todos nós: “Todas as virtudes são relevantes, porque o espírito puro é o que atingiu a completude, ou seja, desenvolveu plenamente todos os potenciais divinos nele existentes desde a sua criação por Deus.

“Algumas virtudes pressupõem outras que podemos chamar de primárias. Existem virtudes mais diretamente relacionadas com o próprio indivíduo, por exemplo, a serenidade, a alegria, o desapego, a resiliência, a resignação…

“E outras virtudes são necessárias ao relacionamento interpessoal: a gentileza, a fraternidade, a tolerância, a generosidade, a caridade…. Para fazer a caridade verdadeira, eu preciso ter desenvolvido a humildade, a simplicidade, a compreensão, a empatia…”

Quero repetir uma história, de autor desconhecido, onde a pessoa condiciona sua mente a tolerar confrontos e desrespeitos, agindo a manter a alma saudável.

Uma moça estava sentada num transporte público quando uma senhora, mal-humorada, veio e sentou-se ao lado dela batendo-lhe com suas numerosas sacolas. Uma pessoa sentada do outro lado ficou injuriada com a situação e perguntou à jovem por que ela não reclamou ou disse algo para a senhora.

A moça respondeu com um sorriso: “Não é necessário ser grosseira ou discutir sobre algo tão insignificante, a jornada junta é tão curta… Já desço na próxima parada”.

A resposta merece ser escrita em letras douradas no nosso comportamento diário e em toda parte! Não é necessário discutir sobre algo tão banal, nossa jornada juntos é tão rápida, aqui na Terra. A nossa vida é imortal, mas a passagem pela experiência física é breve. Se cada um de nós pudesse perceber que a nossa passagem por aqui tem uma duração tão pequena: por que escurecê-la com brigas, intrigas, ódios, argumentos fúteis, não perdoando os que têm ingratidão e atitudes ruins, que são deles? Não devemos aceitar que elas tirem a nossa paz!

Na verdade, queremos ser felizes ou ter razão?

Platão apresentou a teoria sobre as diferenças entre o Mundo das Ideias e o Mundo dos Sentidos. Ele foi aluno de Sócrates, e isso faz 2,4 mil anos. Entendamos como Platão foi um revolucionário na filosofia com O mito da caverna. Ele mostrou que os seres humanos se tornam reativos às novas ideias quando se tornam prisioneiros de seus próprios limites, dos sentidos. (1)

O filósofo acreditava que por trás de nossa realidade material existe uma realidade abstrata. Um celular, uma casa, uma cama, existiram no pensamento abstrato, no Mundo das Ideias ou no Mundo dos Espíritos. E estes ganham cópia da forma que existe nas ideias quando materializados neste plano.

Portanto, estando de passagem, pensemos no legado positivo que vamos deixar. Apesar de ser o maior escritor brasileiro, Machado de Assis era bem humilde ou bem pessimista quando pôs na boca de um de seus personagens: “Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria”.

1) https://blogdoenem.com.br/platao-e-o-mundo-das-ideias-simulado-enem/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?