Rafard

Abandonada, piscina acumula sujeira e oferece riscos à saúde pública

Inaugurada em 2008, pelo então prefeito Vicente de Almeida Prado Júnior, a piscina do Centro Municipal de Natação “Renan Ricomini” foi construída com uma verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para ser utilizada por estudantes das escolas municipais. Contudo, o espaço foi utilizado por pouco tempo.
No início de 2009, a obra que foi projetada com medida semiolímpica, apresentava riscos para as crianças devido à profundidade, e então os projetos escolares na piscina foram cancelados e o local interditado pelo Ministério Público através de uma ação judicial. Desde então a piscina está fechada, com a obrigação do poder público municipal zelar pela estrutura do local, realizar o tratamento da água e manter a segurança, proibindo o acesso de qualquer pessoa.
Nas últimas semanas, a reportagem do jornal O Semanário recebeu diversas denúncias de moradores sobre o atual abandono do Centro Municipal de Natação. “Gostaria de pedir pra você falar da situação que se encontra a piscina ‘Renan Ricomini’, a água está muito suja e ainda as crianças continuam nadando, temos que tomar cuidado com o foco da dengue. Sei que agora devemos esperar a outra administração, mas seria bom dar um aviso, né? Obrigada”, denunciou a munícipe L.C.S. – 33 anos, no perfil do Diretor do jornal -Túlio Darros- no Facebook.
Na terça-feira pela manhã, a reportagem visitou o Centro Esportivo “Reinaldo Fontolan” (antigo Bico do Corvo) onde está localizada a piscina, e constatou o abandono, a falta de um funcionário para fiscalizar o local e as condições da água, que já se encontra numa coloração esverdeada, inclusive com a presença de lixo e sujeira boiando.
Outra obra construída, inaugurada e nunca utilizada, que se encontra abandonada há quase 10 anos, é o Ginásio Esportivo “Antônio Cereser”, que também aguarda um desfecho judicial.
Procurada pela reportagem na terça-feira à tarde, até o fechamento desta edição, a Prefeitura de Rafard não se pronunciou sobre as denúncias de abandono do Centro de Natação.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?