DestaquesRafard

Abandonado há anos, centro de natação abrigará sede da GCM de Rafard

Inaugurada em 2008, pelo então prefeito Vicente de Almeida Prado Júnior, a piscina do Centro Municipal de Natação “Renan Ricomini” foi construído com uma verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para ser utilizada por estudantes das escolas municipais. Contudo, o espaço foi utilizado por pouco tempo.

No início de 2009, a obra, que foi projetada com medida semiolímpica, apresentava riscos para as crianças devido à profundidade, e então os projetos escolares na piscina foram cancelados e o local interditado pelo Ministério Público através de uma ação judicial.

Desde então a piscina está fechada, com a obrigação do poder público municipal zelar pela estrutura do local, realizar o tratamento da água e manter a segurança, proibindo o acesso de qualquer pessoa.

centro-de-natação-renan-ricomini-rafard
Memória: assim era o Centro de Natação Renan Ricomini, no dia da inauguração, em 2008 (Foto: Arquivo/O Semanário)

Em 2019, a piscina foi esvaziada pela Prefeitura de Rafard, como forma de prevenção contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Passados 12 anos da sua construção, o espaço finalmente terá uma destinação de utilidade. Segundo anunciado na tarde de quinta-feira (2) pelo prefeito de Rafard, Carlos Roberto Bueno, o centro de natação se transformará na sede da Guarda Civil Municipal.

Antes disso, o prédio deverá passar por reformas e adaptações, com recursos próprios. Mas, segundo Bueno, a mudança deve acontecer ainda esse ano.

De acordo com o setor de Engenharia da prefeitura, também existem estudos para transformar a piscina em um reservatório de água ou em uma pista de skate.

Atualmente, a sede da GCM está localizada na praça Domingos Fontolan, no bairro Popular. Depois da mudança, o espaço deve abrigar outro setor do governo municipal.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?