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Adiante seu relógio: início do horário de Verão

Neste domingo (21), a partir da zero hora, os relógios deverão ser adiantados em uma hora acompanhando o início do horário de verão. Apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste adotaram o horário de verão, que terá duração de 119 dias, com término à meia-noite do dia 16 de fevereiro de 2013.
O objetivo dessa medida é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas. Nesse período, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair. Há expectativa de uma redução de 2,8% na demanda de energia nos horários de pico.
A CPFL Paulista estima uma redução da ordem de 0,7% no consumo de energia elétrica nas 234 cidades de abrangência. Essa economia de consumo alcançará 77.003 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Campinas, com 1,1 milhão de habitantes, durante 9 dias.
“O brasileiro está, aos poucos, se conscientizando de que a medida, que para alguns pode trazer algum desconforto no que tange à adaptação ao novo horário, é uma solução inteligente para o país. Afinal, a experiência comprova que, além dos benefícios para a economia e para o sistema elétrico como um todo, há ainda a questão da socialização das pessoas e da promoção da prática de atividades ao ar livre, que se configuram também em ganhos à sociedade.” – completou Marco Antonio Villela de Abreu, diretor de Operações de Distribuição da CPFL Energia.
Segundo o médico Arnaldo Lichtenstein, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o melhor sono ocorre duas a três horas depois de escurecer. “Para se adaptar ao novo horário, o ideal é evitar situações estimulantes no final da tarde ou na parte da noite”, explica. Evitar o consumo de café ou chá preto é uma das dicas dadas pelo médico do HC. E complementa com outra dica: “Exercícios físicos muito extenuantes também devem ser evitados. Aproveite o final de tarde e início de noite mais claros para fazer atividades prazerosas e caminhadas”.

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