NotíciasRegião

Adjori-SP participa do lançamento da Frente Parlamentar em apoio e fortalecimento à mídia regional

01/06/2015

Adjori-SP participa do lançamento da Frente Parlamentar em apoio e fortalecimento à mídia regional

Em Brasília, diretores da entidade estabelecem contato com o ministro-chefe das Comunicações com o objetivo de fortalecer o segmento e propor ações conjuntas nas mídias do interior paulista
Diretores da Adjori-SP partiparam do lançamento da Frente Parlamentar que visa apoiar a mídia regional (Foto: Divulgação/Adjori-SP)
Diretores da Adjori-SP partiparam do lançamento da Frente Parlamentar que visa apoiar a mídia regional (Foto: Divulgação/Adjori-SP)

REGIÃO – O jornalista Carlos Balladas, diretor do jornal O Ponto Final e da Revista Dia Melhor, de Santo André, e o editor do Jornal A Comarca, que circula em Avaré e região, jornalista Alexandre Taniguchi, representaram a Associação dos Jornais do Interior de São Paulo (Adjori/SP), no evento que marcou a reinstalação da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Realizada no anexo da Câmara Federal no complexo Congresso Nacional, a solenidade teve a presença de lideranças classistas e de empresários de comunicação da imprensa regional brasileira de 20 estados, além de pouco mais de 80 parlamentares.

Na ocasião, foi realizada a posse do novo presidente da Frente, o deputado federal Pedro Francisco Uczai (PT), de Santa Catarina. Carlos Zaratini, de São Paulo, que liderava a frente, passou à vice-presidência. Carlos Balladas, como diretor da Adjori, é membro titular da Frente Parlamentar. Alexandre Taniguchi ficou com a suplência.

Em seu discurso de saudação, Francisco Uczai salientou a importância da Frente da comunicação independente e focalizada no interesse público, como um dos pilares da democracia.

Compromisso

No mesmo sentido, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Edinho Silva, destacou que o órgão participará ativamente de todos os debates que fomentem a democratização da comunicação, enfatizando o caráter “fundamental” das mídias regionais como meio mais eficiente de fazer chegar as ações e informações institucionais às mais diversas camadas da população.

Para Edinho Silva, “informar o cidadão não é uma concessão, é uma obrigação do governo, das instâncias do Estado brasileiro. Reafirmo o meu compromisso imenso e a disposição total em dialogar com a Frente e com as entidades representativas da imprensa regional”. Ele aproveitou para se compromissar em torno da priorização dos esforços para ampliar o espaço das mídias locais e regionais através de iniciativas que visem divulgar as ações governamentais junto à comunidade.

Importância

Na visão de Carlos Balladas, que preside a Adjori/SP, a fala do ministro vai ao encontro dos objetivos da entidade. “Ao destacar a importância da mídia regional, e os jornais do Interior estão contemplados nesse segmento, o senhor ministro demonstra que está sensível aos anseios de nossa classe. Nossa luta é pelo maior reconhecimento dos jornais locais e regionais junto aos governos federal e estadual, já que está mais do que provado que somos um importante elo de ligação e informação entre a população e as ações institucionais.”

Junto a Alexandre Taniguchi, secretário da entidade, Balladas conversou rapidamente com o ministro com vistas a propor algumas ações entre o Governo Federal e os jornais representados pela Adjori/SP. “Acredito que é o momento de o Governo Federal partir para uma comunicação mais engajada, que traga informações que vão fazer a diferença na vida da sociedade, favorecendo a cidadania e aprofundando as nossas bases democráticas. E é nesse sentido que a Adjori vai trabalhar”, enfatiza.

A frente

Idealizada pelo então deputado Carlos Vignatti, a Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento à Mídia Regional foi instalada na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2008. De lá para cá, vem sendo reinstalada a cada nova legislatura. Atualmente, 199 dos 513  parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados fazem parte da Frente como signatários das causas e assumem a defesa das proposituras e ações defendidas por ela.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?