NotíciasRafard

Agricultores de Rafard são homenageados no 6º Encontro de Produtores de Hortaliças

03/08/2015

Agricultores de Rafard são homenageados no 6º Encontro de Produtores de Hortaliças

Profissionais falaram sobre a variabilidade climática e o uso racional da água; evento também comemorou o Dia do Agricultor
Alunos tiveram aulas práticas nos quatro dias (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Alunos tiveram aulas práticas nos quatro dias
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | O chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, e o chefe da Casa da Agricultura, Décio Leite, representaram os produtores de Rafard no 6º Encontro de Produtores de Hortaliças, que ocorreu na segunda-feira, 27, na IBS Mudas, em Piracicaba. O evento marcou uma homenagem aos profissionais da região pelo Dia do Agricultor, comemorado no último dia 28.

O encontro foi realizado pela IBS Mudas em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e com a Casa do Produtor Rural (Esalq/USP). A organização canalizou produtores, profissionais e alunos, que puderam ver de perto o trabalho de algumas das mais importantes empresas de sementes, adubação e controle fitossanitário de doenças de hortaliças do país.

Além da exposição de produtos, o evento também contou com algumas palestras. Uma delas foi ministrada pelo professor e doutor da Esalq Paulo Cesar Sentelhas, que falou sobre a variabilidade das chuvas e a importância do uso consciente da água na produção de hortaliças.

Outra palestra foi com o técnico responsável pelos projetos da Cati em olericultura Gilberto Job Borges de Figueiredo, que ensinou as práticas para a redução do uso da água na horticultura. Após as palestras, foram apresentados alguns sistemas de irrigação implantados em produções de hortaliças.

Segundo Jacob, o conhecimento agregado no encontro será fundamental para o manejo da irrigação na horticultura de Rafard. “Em meio à grande crise hídrica que estamos passando é essencial racionalizarmos o uso hídrico. Através desse encontro conseguimos trocar experiências e aprender novas técnicas, sempre visando à economia da água e a preservação dos recursos naturais.”

O prefeito César Moreira (PMDB) parabenizou todos os produtores do município e da região. “Por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária estamos sempre buscando novos recursos, cursos e conquistas para nossos produtores”, afirma. “Essa homenagem é mais do que justa para aqueles que tanto trabalham em prol do crescimento de Rafard. Parabéns a todos por esta data tão importante.”

Curso

Agropecuaristas de Rafard e da região de Piracicaba participaram entre os dias 14 e 17 de julho do curso de Inseminação Artificial em Bovinos Leiteiros e de Corte, na Etec Dr. Coury (colégio agrícola), em Rio das Pedras. O projeto é organizado pela Cati Leite, Bovinocultura de Corte e pelo Microbacias II, e oferece aulas práticas e teóricas ao longo dos quatro dias.

O treinamento buscou transferir aos produtores rurais a tecnologia de inseminação artificial em bovinos de leite para melhorar a genética do rebanho, aumentando a produção e proporcionando uma formação que possibilite outra fonte de renda para o produtor. O curso ainda visou à sustentabilidade da bovinocultura de leite e corte, otimizando a reprodução e lucratividade do rebanho.

As aulas foram ministradas pela veterinária Flávia Vasques, chefe da Cati de Fernandópolis. Segundo o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária de Rafard, Márcio Jacob Hessel, o projeto foi uma iniciativa da engenheira agrônoma Tatiana Marsola, por meio da Casa da Agricultura de Rio das Pedras. Jacob compareceu às aulas e propôs a inclusão do projeto no município.

“Estamos trabalhando para trazer esse projeto especificamente para os agropecuaristas de nossa cidade. Essa é uma grande oportunidade de agregar conhecimento através de novas técnicas de manejo reprodutivo em pecuária de leite e corte”, afirma. “Estamos visitando os pecuaristas de Rafard com a finalidade de explicar o projeto e as vantagens da técnica da inseminação artificial em bovinos.”

“Também estamos fazendo o levantamento dos produtores interessados, visando à possibilidade de fazer um plano de curso em parceria com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Rafard e o Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR de Piracicaba), trazendo-o para o nosso município”, finaliza Jacob.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?