Geral

Agricultura familiar representa 30% dos produtos da merenda escolar

Além de garantir dieta saudável aos estudantes das escolas municipais, medida beneficia pequenos produtores locais

Enquanto oferece uma dieta equilibrada aos mais de 7 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Educação, beneficia produtores locais: 30% dos produtos de hortifrúti que abastecem as cozinhas das escolas provêm da agricultura familiar.

São frutas, legumes e verduras, além de ovos, cultivados por pequenos produtores rurais associados à Cooperativa dos Agricultores Familiares de Capivari e Região. A prática atende determinação do Governo Federal de que parte dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) deve ser aplicada na compra de gêneros derivados da agricultura familiar.

Os alimentos são entregues semanalmente ao setor de Merenda Escolar. “Recebemos produtos frescos e de boa qualidade”, diz o secretário da Educação, Nadir Assalin. Por mês, são adquiridos aproximadamente 9 mil kg de mercadoria, entre frutas, legumes e verduras, além de 600 kg de ovos.

O prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) aponta vantagens econômicas e de logística na compra de alimentos de produtores locais. “Dessa forma, o dinheiro investido na merenda fica no próprio município. Além disso, a logística de distribuição é mais simplificada”, destaca.

Para a cooperativa, a prática adotada pela Prefeitura funciona como importante aliada para a renda das famílias cooperadas. “A inclusão da produção agrícola familiar na merenda escolar veio para ajudar os produtores, que passaram a ter um novo canal de vendas”, afirma o presidente da entidade, Luis Carlos Brunharo.

De acordo com o prefeito, mais do que funcionar como fonte de renda ao homem do campo, a compra de gêneros da agricultura familiar contribui com o rendimento escolar dos alunos. “Oferecendo uma alimentação saudável aos estudantes, contribuímos para o processo de aprendizado das nossas crianças”, completa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?