CapivariEsportesNotíciasRafard

Aikido: os benefícios de uma prática que cresce no interior paulista

01/08/2016

Aikido: os benefícios de uma prática que cresce no interior paulista

Em breve, esporte pode ver também para Capivari
Rafardense Sandro Morette durante treinamento de Aikido, em Piracicaba (Foto: Arquivo pessoal)
Rafardense Sandro Morette durante treinamento de Aikido, em Piracicaba (Foto: Arquivo pessoal)

O Aikido é uma arte marcial originária do Japão, criada por um dos maiores artistas marciais da história, o Grande Mestre, Morihei Ueshiba (1883-1969), que concentrou nela toda a essência do conjunto de artes marciais japonesas. Buscando coordenar à perfeição as atividades conjuntas do corpo e da mente, em profunda unidade com as leis naturais.
Para os que praticam essa arte, através do treinamento persistente e comprometido, o domínio das técnicas de concentração e relaxamento, possibilita o combate ao estresse, a defesa pessoal, a manutenção da saúde e a longevidade. “O importante não é lutar contra um inimigo e derrotá-lo, é mais do que isso, derrotar os inimigos internos, a insegurança, o receio. É descobrir a maneira de conciliar as diferenças que existem no mundo e fazer dos seres humanos uma grande família”, afirmava o mestre Morihei Ueshiba, fundador do esporte.
Os movimentos do Aikido, sem exceção, seguem as leis da natureza. São cheios de vigor e energia, aplicados sempre com o princípio da não-resistência, da abstenção e força bruta. Consequentemente pessoas de ambos os sexos e de todas as idades podem praticá-lo, sentindo-se atraídas com a real possibilidade de treinar a mente e o corpo, forjando inclusive um caráter equilibrado, temperando-se para todos os momentos da vida.
As artes marciais contemporâneas e o Aikido, não é uma exceção, representam caminhos espirituais para as pessoas viverem melhor. Frente ao nosso mundo de guerra e violência, a prática dos movimentos marciais são exercícios para a iluminação espiritual.
Foi nessa arte que o rafardense Sandro Morette se identificou com o Aikido. Treinando quatro vezes por semana, Morette se apresenta nos próximos dias, na Escola Aiki Kainze, em Piracicaba, para o exame de graduação, em busca de avançar para o próximo degrau.
A vinda do esporte para Capivari está em fase de estudos. O responsável é o capivariano Roney Antonio Rodrigues Filho, atual presidente da União Brasileira de Aikido, que ministra aulas na Escola Aiki Kaizen de Aikido, em Piracicaba, possui 25 anos de experiência, tendo no currículo, a passagem por 15 países treinando a arte.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?