Colunistas

Ainda Capivari IX

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário


Família De Biazio
José Biazio, patriarca da família em Capivari, provavelmente chegou ao Brasil com o nome de Giuseppe Biagio Teston. Era filho de Pietro Teston e de Maria Matiuzo. Nascido na província de Treviso, em 16/04/1880, faleceu em Capivari em 21/08/1960.

De acordo com as anotações da família, Pietro Teston e seus dependentes teriam vindo da Itália para a região de Valinhos em 1889, não havendo no Memorial de Imigrante, registro sobre os mesmos. Buscando outras possibilidades, tem-se um grupo familiar chefiado por Maria Matiuzo, de 43 anos, que desembarcou em Santos a 08/08/1886 não estando citado o nome por qual vapor.

Maria, nesse caso, provavelmente já viúva, estava acompanhada sem especificação de parentesco, (mas sendo provavelmente seus filhos) por Giuseppe (18 anos), Antonio (12), Luigi (7) e Emília (2). O destino da família era Ressaca (?). Se essa hipótese for real, Giuseppe seria o filho José Biazio e Emília e sua irmã Hermínia Teston, que se casou com Marcos Manzzato.

Em Jundiaí, José Biazio casou-se com Júlia Telaw, natural da Alemanha, filha de Gregório e Teodora, (como consta no registro de nascimento de Moisés Biazio). O casal teve seis filhos: Moisés, Verônica, João, Teodolinda, Maria e Hermes. Associando-se a seu cunhado Marcos Manzatto, José transferiu-se definitivamente com sua família, para a região de Capivari onde já se encontrava desde dezembro de 1900, tornando-se comerciante nessa cidade.

Por volta de 1912, sua esposa faleceu (com 28 anos de idade) e José contraiu, em 1899, matrimônio com Maria Mendes, nascida em Piracicaba, dessa união nasceram 8 filhos: Júlia, Lindolfo, Pedro, Edison, Josué, Darcy, Arquilião e José. São filhos de José Biazio: Moisés – nascido em 16/08/1901 na fazenda de Carlos Mariano de Vasconcellos, falecendo em 06/11/1979. Barbeiro, gostava da atividade teatral, sendo na década de 1920, um dos fundadores da “Sociedade Teatral Filhos de Talma”. Casou-se com Maria Squilacci, nascida em 1909 e falecida em 1988. Pais de: Edith, professora, casada com Antonio Sanches, filho do espanhol João Angélica Zoli. Pais de: Cesar, Maria Angélica e Moisés Biazio Sanches. Lourdes Do Carmo Biazio casou-se com Aldo Corterlazzi. Gilberto Biazio casou-se com Lúcia Ykuio Matsuyama, pais de Eliana e Daniela Biazio. Venônica foi a segunda esposa de Oscar Silveira, viúvo de Laura Datti, pais de: Maria Antonia Silveira (Neneca), João José Silveira e Rodomil Pedro Silveira. Júlia (Julieta), nascida em 1922 e falecida em 13/12/2001. Era casada, com Atílio Cristófoli e pais de Teresa Cristófoli.

OBS: Como os prezados leitores tiveram oportunidade de notar, procuramos digitar algumas biografias das famílias italianas da região, em especial de Capivari, cujas raízes ali permanecem. Tentaremos – guardadas a devidas proporções quanto ao tempo disponível para pesquisas – citar algumas de Rafard, contando com a colaboração de alguns rafardenses, descendentes de italianos, que nos transmitam os dados dos seus antepassados. Antecipadamente agradecemos – por fazer parte da história deste município pelo atendimento a esta nossa solicitação

Cidadania
a) Embora o povo continue (pagando uma taxa), contribuindo para iluminação pública, muitas lâmpadas continuam apagadas, pondo em risco a segurança, dos que precisam voltar para casa tarde da noite. Até quando?

b) Mesmo sendo atendido ao nosso pedido pela sinalização no solo quanto ao estacionamento reservado a idosos e cadeirantes em frente a lotérica (pelo que agradecemos), os mal-educados continuam desobedecendo. Estão faltando: fiscalização e multa! É isso.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?