Geral

Álcool, porta de entrada para outras drogas

02/02/2018

Álcool, porta de entrada para outras drogas

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

ARTIGO

O vício é a tirania da mente. Dar ao corpo o que lhe é necessário, a fim de torná-lo servidor útil e não tirano, tal é a regra do homem criterioso. Léon Denis

Álcool também é droga, e muitos não prestam atenção nesta questão. Não é droga apenas para menores de 18 anos, é droga porque causa dependência química.

É o álcool a primeira substância consumida por pessoas que mais tarde apresentarão problemas com o uso de drogas. O outro parceiro é o cigarro.

A maconha, para muitos, também é a porta de entrada para o uso de outras drogas, como ecstasy, cocaína e crack.

Quando eu pergunto aos internos em tratamento, da clínica CROAD (Cosmópolis) onde trabalho, quem só faz uso de álcool, não chega a dez (temos lá um total de 70 pacientes). Quando pergunto quem começou com a maconha, sempre é mais de 70% do público, mas nenhum deles estão no uso da maconha, todos usam álcool e cocaína ou crack.

Não existe nenhuma droga segura, todas vão causar danos físicos e psicológicos, é só uma questão de tempo.

Quanto mais cedo as pessoas começam a experimentar o álcool ou outras drogas, maior a chance de desenvolver a dependência química da substância, e mais dificuldades vão ter para deixar de usar.

Segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas) de 23/06/2011, publicado no jornal Bom Dia Brasil, um terço de toda a cocaína produzida na América do Sul tem como destino o mercado brasileiro, estimado em cerca de 900 mil usuários.

No relatório se destaca que a droga mais consumida no Brasil é a maconha. Primeiro por ser mais barata que outras drogas e por ter uma rede de distribuição eficiente.

Outro aspecto relevante é a posição geográfica do Brasil, por estar ao lado de países vizinhos onde ocorre o plantio da maconha, bem como da folha de coca, facilitando a questão da entrada das drogas no país.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?