NotíciasRafard

Aldeia indígena recebe visitação na fazenda durante seis dias

29/04/2016

Aldeia indígena recebe visitação na fazenda durante seis dias

Índios participam de atividades com público desde terça-feira, 26, até domingo, 1; Tupi-Guarani mostram costumes de vida na São Bernardo
Pajé Valdir e Toninho da Abaçaí foram entrevistados na rádio RFM, na tarde de quarta-feira, 27 (Foto: Divul gação/RFM)
Pajé Valdir e Toninho da Abaçaí foram entrevistados na rádio RFM, na tarde de quarta-feira, 27 (Foto: Divul gação/RFM)

RAFARD | A Fazenda São Bernardo, em Rafard, recebe, desde terça-feira, 26, até domingo, 1, a Comunidade Indígena Tupi-Guarani da Aldeia Tekóa Porã, de Itaporanga (SP). Durante os seis dias, o local estará aberto para o público conhecer os costumes, rituais, danças e elementos tradicionais dos índios. A visitação é gratuita.
Os visitantes terão a oportunidade de conviver com a cultura e tradição dos Tupi Nhandeva, que irão transformar a Fazenda São Bernardo, localizada na zona rural do município, em um Caaporã, que significa “mato bonito” na língua indígena.
Durante a estadia na fazenda, os índios irão mostrar seu modo de vida aos visitantes, que poderão vivenciar cânticos sagrados, conhecer ervas medicinais, aprender sobre espécies nativas e participar da produção de artesanatos. Jogos, brincadeiras, pinturas e rodas de conversa também fazem parte da programação.
Neste sábado, 30, na capela da fazenda acontecerá o batismo do Kaynã, curumim da aldeia. O ritual é uma tradição Tupi Nhandeva e será liderado pelo Pajé Valdir. A Fazenda fica na Avenida São Bernardo. O evento é organizado pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?