DestaquesRegião

Alunos de Rafard e Mombuca devem voltar para as salas de aula em Agosto

Retorno ainda não é obrigatório; aulas serão de segunda a quinta-feira, com três horas diárias em sala; Capivari mantém aulas online

Depois de quase um ano e meio afastados das salas de aula, por conta da pandemia da Covid-19, os alunos das redes municipais de Educação de Rafard e Mombuca devem retornar, aos poucos, para as aulas presenciais.

Os dois municípios confirmaram as aulas presenciais a partir do dia 2 de agosto, uma segunda-feira, logo após o fim das férias escolares de julho. As aulas serão de segunda a quinta-feira, com horários reduzidos de três horas por dia letivo.

O retorno presencial dos alunos ainda não é obrigatório, mas, de acordo com as Diretorias de Ensino, os pais que optarem pela continuidade das aulas remotas (em casa) ficarão responsáveis pelas atividades escolares, que devem ser retiradas e entregues regularmente nas unidades da rede, todas as sextas-feiras.

Em Rafard, o retorno dos alunos se dará com as turmas da Pré-Escola, recebendo crianças a partir dos 4 anos de idade, até o Ensino Fundamental, com alunos de 10 a 11 anos, matriculados no 5º ano.

Por conta da adaptação e critérios de segurança, a diretoria de Educação informou que Rafard ainda não reabrirá as creches, que atendem o Berçário (bebês e crianças menores de 2 anos) e as demais crianças entre 2 e 3 anos. No caso das creches, a previsão de retorno é para setembro.

Mombuca chegou a retomar as aulas presenciais nos meses de fevereiro e março deste ano, mas não pode dar continuidade, por conta do aumento do número de casos de contaminação por Covid no município.

No mês de agosto, a diretoria de Educação de Mombuca reabre todas as unidades de ensino, inclusive as creches, junto com as escolas municipais. As aulas presenciais serão retomadas desde a Pré-Escola, até o 9º ano.

As creches também voltam a funcionar, inicialmente, com meio período para cada criança, podendo os pais optarem pelo período da manhã ou da tarde.

Entre as medidas de prevenção, a Secretaria Estadual de Educação determina 1 metro de distanciamento entre os alunos em sala de aula. A partir desta regra, que cada escola vai determinar o percentual de alunos e se haverá turmas com aulas em semanas alternadas.

De acordo com as diretorias de Ensino de Rafard e Mombuca, os intervalos dos recreios serão intercalados por turmas e haverá álcool em gel em todas as salas de aula. Os professores e equipes de funcionários deverão utilizar máscaras e adotar todas as medidas de distanciamento e higienização.

Capivari mantém aulas remotas

Em Capivari, o retorno das aulas acontece já na próxima segunda-feira (19). No entanto, a Secretaria Municipal de Educação vai manter as aulas no sistema remoto, seguindo com a retirada e entrega das atividades nas unidades escolares.

A secretaria pretende fazer o levantamento do número de alunos das escolas municipais que querem ou que necessitam de aulas presenciais, para só então, começar a preparar o retorno para agosto.

Segundo a Prefeitura de Capivari, o retorno das aulas presenciais na rede municipal será organizado, inicialmente, em esquemas de plantões, agendados de acordo com o horário dos professores.

Além dos plantões presenciais, os alunos também vão continuar com os plantões e aulas online, também as atividades impressas. Os alunos que passarem pelos plantões receberão merenda adaptada das escolas.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?