Região

Alunos do CEUNSP revitalizam brinquedoteca da Casa Naim

Brinquedoteca Casa Naim

Alunos do curso de Gestão da Qualidade, do CEUNSP, fizeram a revitalização da brinquedoteca da Casa Naim, que atende crianças em situação de risco e exclusão social na cidade de Salto. A iniciativa faz parte do Projeto de Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade em Instituições Beneficentes, batizado pelos acadêmicos de Projeto Tudo Muda.
Após analisarem o local, foi feito um plano de ação para identificar os problemas relevantes, definir as medidas corretivas a serem adotadas e planejar os recursos necessários para implantá-las, sendo aplicados os conceitos do Ciclo PDCA em Gestão da Qualidade.
O trabalho foi realizado em janeiro e iniciou com a retirada de materiais, limpeza e separação de brinquedos e livros bons dos danificados (aplicação da ferramenta da qualidade 5S). Em seguida, o local foi pintado e fixadas novas prateleiras que foram confeccionadas pelos próprios estudantes. A brinquedoteca foi novamente montada, mas agora de forma organizada dentro de um padrão de qualidade.

Alunos do CEUNSP durante os trabalhos de revitalização da brinquedoteca da Casa Naim

Os materiais utilizados para reforma foram obtidos pelos estudantes através de doações realizadas por empresas e pessoas da região que se tornaram parceiras do Projeto. Participaram dessa ação os alunos Amanda Stecca, Daniel Arantes, Denis Filipe, Fábio Ferraz, Jéssica Souza, Marcelo de Falco, Marcio Mechi, Marivaldo Ferreira, Michely Araújo, Monique Silva, Tatiane Mião, Tayane Dutra, Viviane Souza e Wellington Jhonny.
De acordo com o coordenador de Gestão da Qualidade, professor Claudinei Novelli, o projeto foi a materialização dos conceitos aprendidos na disciplina de Projetos I, que busca, entre outros objetivos, estimular a corresponsabilidade do acadêmico com o aprendizado eficaz, promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo e desenvolver o estudo independente, sistemático e o auto aprendizado.
“Com este projeto, os alunos aprendem em diferentes ambientes, o que auxilia no desenvolvimento de suas competências exigidas pelo mercado de trabalho, pois ele está aplicando a teoria e seus conceitos na solução de problemas práticos relativos à profissão. Com isso, direcionamos o acadêmico na busca e desenvolvimento do raciocínio crítico e sua emancipação intelectual”, aponta o coordenador.
A coordenadora da Casa Naim, Camila de Mello, conta que, além do trabalho na brinquedoteca, os alunos têm realizado intervenções em toda a chácara, com aplicação do sistema 5S. “Os alunos estão nos ajudando com a parte elétrica, instalação de telas mosquiteiras, com a organização da horta e da oficina e também com doações de mantimentos. Essa ajuda tem sido essencial e tem proporcionado uma melhor qualidade de vida e um ambiente muito mais agradável para as crianças”, afirma.
Segundo a coordenadora, as principais necessidades da Casa são de material de limpeza e higiene e de frutas, legumes e verduras. No terceiro sábado de cada mês, a partir das 14h, a entidade abre suas portas para a comunidade conhecer o trabalho desenvolvido. A Casa Naim fica na rua Rubi, 120, Jardim Sontag. No Facebook, o endereço é facebook.com/casanaim.salto.7. Já a página do Projeto Tudo Muda é facebook.com/ProjetoTudoMuda.

O CEUNSP é um dos maiores complexos educacionais do País, com mais de 15.000 estudantes em 132 cursos, turnos e habilitações do Jardim da Infância à Pós Graduação. Com tradição de 55 anos, notabilizou-se por um ensino de excelência na formação de profissionais, com qualidade comprovada nas avaliações do MEC.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?