NotíciasRafard

Alunos recebem certificado de conclusão do curso de olericultura

31/10/2014

Alunos recebem certificado de conclusão do curso de olericultura

Curso formou 25 alunos; ‘iniciativa é voltada a um novo cenário na agricultura nacional’, diz César Moreira
Agricultores receberam o certificado de conclusão do curso na terça-feira, 28 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Agricultores receberam o certificado de conclusão do curso na terça-feira, 28 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – O prefeito César Moreira (PMDB) e o vice Carlos Roberto Bueno (PPS) entregaram certificado de conclusão aos 25 alunos do curso de olericultura orgânica. A cerimônia foi realizada na terça-feira, 28, no Sítio São José, Chácara do Nenê Fávero. Promovido pelo Serviço Nacional de Desenvolvimento Rural (Senar), Sindicato Rural de Capivari e prefeituras de Rafard, Capivari, Mombuca, Rio das Pedras e Charqueada, o evento ainda teve apoio da família Fávero.

A organização ficou por conta do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Rafard, do Departamento de Agricultura e Pecuária e da Casa de Agricultura de Rafard.

Durante o curso, os alunos aprenderam desde a preparação do solo até a comercialização. Todo o sistema de condicionamento do solo, controle de pragas e doenças foram feitas por bacilos, bactérias e esporos de plantas, uma controlando a população da outra, mantendo o equilíbrio biológico na natureza. O curso durou oito meses, divididos em oito módulos (um por mês) ministrados pelo engenheiro agrônomo Paulo Ricardo Bassul.

Também estiveram presentes na cerimônia o chefe do Departamento de Agricultura e Pecuária, Márcio Jacob Hessel, o engenheiro agrônomo Henrique Bellinaso e os chefes das Casas de Agricultura de Rafard, Capivari, Mombuca, Rio das Pedras e Charqueada: Décio Leite, João Castellani, Guilherme Mikhail,Tatiana Marsola Piovezani e Pin Lucheti Sampaio, respectivamente.

“Esse curso faz parte do plano de governo, que visa capacitar e incentivar os produtores familiares. A administração vem dando total suporte para o meio, a fim de manter a produção de hortifrutigranjeiros. Em conjunto, estamos nos esforçando ao máximo para que o agricultor familiar rafardense tenha acesso às mais modernas tecnologias e informações existentes no mercado atual”, diz Hessel.

Segundo César Moreira, a iniciativa é voltada a um novo cenário na agricultura nacional. “Em parceria, trouxemos este curso, pois sabemos da difícil situação pela qual a agricultura nacional atravessa. A estiagem está alarmante e devemos buscar novas alternativas para os agrônomos. Através deste curso, esclarecemos muitas dúvidas e frisamos o quão importante é a produção familiar. O governo vem incentivando os produtores a inovarem suas produções e a continuarem a contribuir com a cidade.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?