Opinião

Anel de formatura: simbolismo e tradição no dedo

25/11/2015

Anel de formatura: simbolismo e tradição no dedo

Foto: Reprodução/Internet

A formatura representa o fechamento de um ciclo, é o reconhecimento concreto de todos aqueles anos de investimentos nos estudos valeram à pena. Entre todas as celebrações deste momento tão especial está a grande tradição, a entrega do anel de formatura. Um costume herdado dos gregos e romanos, pois acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda passava uma veia ligada diretamente ao coração e para selar um compromisso, usavam alianças neste dedo. A joia até os dias atuais tem um valor simbólico muito grande, demonstra que um sonho e um objetivo foram conquistados, que desafios foram vencidos e que agora o formando está em outra fase da sua vida.

Há muita cor e simbologia nos anéis de formatura, existem inúmeras explicações para a escolha das cores e das pedras usadas. Por se tratar de um costume antigo, os cursos tradicionais têm especificações bem definidas, como, por exemplo, o verde, para a Medicina, ou o vermelho, para o Direito. Normalmente a cor da pedra do anel é acompanhada pela cor do canudo e da faixa da beca (roupa especifica) no dia da Colação de Grau.

Cada anel de formatura tem uma cor de pedra específica para cada carreira. Veja algumas pedras e suas profissões correspondentes:

Safira Azul: Administração, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Astronomia, Biologia, Ciências Aeronáuticas, Ciências da Computação, Comércio Exterior, Educação Artística, Educação Física, Engenharia, Física, Fotógrafo, Matemática, Meteorologia, Psicologia, Publicidade, Química, Relações Internacionais e Sistemas de Informação.

Rubi: Direito e Jornalismo.

Turmalina Verde: Auxiliar de Enfermagem e Cabeleireiro.

Ametista: Biblioteconomia, Ciências Sociais, Design de Moda, Geografia, História, Hotelaria, Letras, Pedagogia e Sociologia.

Esmeralda: Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutricionista e Veterinário.

Turmalina Rosa: Ciências Contábeis.

Granada: Odontologia.

Água Marinha: Economia.

Topázio: Farmácia e Filosofia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?