DestaquesRafard

Angela acredita que sua passagem na presidência será marcada pelo rendimento ao trabalho público

Angela Barboza é a entrevistada da semana pelo jornal O Semanário (Foto: Wanderley Alves/Câmara de Rafard)
Angela Barboza é a entrevistada da semana pelo jornal O Semanário (Foto: Wanderley Alves/Câmara de Rafard)

A entrevistada desta semana ocupa o cargo mais cobiçado do Poder Legislativo – a presidência. Aos 55 anos, Angela Maria Dolniski Barboza, a Angela da Enfermagem, está em seu segundo mandato como vereadora. Atualmente, no Partido Social Liberal (PSL), ela é a primeira mulher a ocupar a presidência da Casa de Leis rafardense.

Angela é aquela ‘mãezona’, que gosta de estar de bem com todo mundo, sempre sorridente e pronta para ouvir. Mas, quando necessário, também sabe se defender, e mostrou isso recentemente, ao entrar em embate com o ‘patrão’ do lado de lá, no Poder Executivo, o atual prefeito Ilson Donizete Maia.

Em entrevista exclusiva, a vereadora fala sobre o seu trabalho, analisa o atual governo municipal e fala das suas ideias e projeções para Rafard. Confira:

O Semanário – De 2017 para cá, entre tudo o que fez como vereadora, o que considera como principal?

Angela – Acredito que os pontos principais foram o meu trabalho frente ao Legislativo e os recursos para a saúde, com o deputado Ricardo Izar Junior, para exames e medicamentos.

O Semanário – Tem conseguido pôr em prática as propostas apresentadas à população nas eleições de 2016, quando ainda pleiteava um cargo no Legislativo?

Angela – Sim, tenho conseguido pôr em prática algumas das coisas que almejei, pena que nem tudo depende exclusivamente da nossa vontade. Como eu trouxe recursos na gestão passada, prometi na campanha de 2016 que continuaria lutando por recursos, e assim o fiz. Nessa gestão também já consegui verba para custeio e saúde.

O Semanário – De modo geral, que análise você faz sobre a atuação do Legislativo nesses 18 meses de gestão?

Angela – Na minha visão, nós, vereadores estamos trabalhando em união. Estamos muito bem, fiscalizando e cobrando do Executivo melhorias. Toda sessão apresentamos várias indicações, tanto que são pedidos de moradores, como aquelas que nós mesmos, ao passarmos pela cidade, sentimos necessidade. Também, no intuito de fiscalizar, estamos aprovando vários requerimentos. Infelizmente, muitas indicações não são atendidas e os requerimentos vem com respostas evasivas, ou até mesmo pela metade, com falta de documentos. Mas continuamos na luta!

O Semanário – Até agora, como avalia o trabalho do atual governo municipal?

Angela – Lamentavelmente, a atual gestão está deixando muito a desejar. Um gestor tão experiente, deveria se esforçar mais para fornecer pelo menos as melhorias básicas que a população necessita, como limpeza, saúde, e o salário dos funcionários que está defasado, pois foi prometido aumento e não foi dado, principalmente daqueles que recebem referências mais baixas. Está falhando em todos os aspectos.

O Semanário – A senhora se considera situação ou oposição ao atual governo? Por quê?

Angela – Nunca fui de me considerar situação ou oposição, inclusive já disse isso na entrevista anterior. Sou a favor de que o município caminhe, progrida. Não deixarei de aprovar um projeto importante apenas por divergências políticas com o chefe do Poder Executivo. Entretanto, como todos estão vendo, não está havendo progresso. Então, como vocês podem observar, fica difícil se colocar como situação.

O Semanário – Alguns vereadores falaram em perseguição política do atual governo, a senhora sofre algo nesse sentido? O quê?

Angela – Talvez não seja perseguição política, mas divergências que aconteceram e que acabaram fazendo parte desse contexto. Não estou aqui para julgar ninguém, mas deixo para que vocês reflitam sobre os acontecimentos tanto nas redes sociais como na vida pública que envolveram a mim e à minha família: será que houve perseguição política?

O Semanário – Na sua visão, qual a maior dificuldade no relacionamento com o prefeito Uil Maia?

Angela – Acredito que a maior dificuldade está na comunicação, ou melhor, na falta dela. Em fazer as cobranças necessárias, como por exemplo, a demora em exames na saúde, a falta de remédios, e vereadores trazerem emendas parlamentares para essas finalidades, porém, o Executivo não mostra se realmente utilizou da forma correta, para a destinação que veio. Além do mais, acabou se mostrando uma pessoa oteba (pessoa que não entende nada e ainda assim se acha demais).

O Semanário – Qual a maior dificuldade em conseguir recursos para o município?

Angela – Na minha opinião não houve muita dificuldade nem da minha parte nem dos demais nobres vereadores. Conseguimos muitos recursos para o município. Inclusive, na gestão passada, eu trouxe para Rafard recapes de várias ruas como a Conselheiro Gavião Peixoto e também a avenida Dr. José Soares de Faria, uma das mais necessitadas e compra de equipamentos para a saúde através do deputado Ricardo Izar, e também uma ambulância com a deputada Vanessa Damo, reforma e construção na UBS, com o deputado Jorge Caruso. Mas isso também está muito relacionado aos contatos com deputados que temos, e claro, ser participativo e pedir.

O Semanário – A senhora é a favor ou contra a reabertura da Unidade Básica de Saúde em 24 horas em Rafard?

Angela – Sou a favor, pois como todos lembram o atual prefeito fez sua campanha voltada à reabertura da UBS, mas até agora não o fez, e também não está repassando os valores para a Santa Casa. E com o fechamento às 19 horas, os munícipes de Rafard que necessitam, são atendidos lá, por isso, devia ser feito o repasse.

O Semanário – Na sua opinião, já que Rafard não conta com especialidades, não seria mais viável financeiramente fazer o repasse para a Santa Casa, que é o hospital referência para os casos mais graves?

Angela – Sim, com certeza, só que Rafard conta sim com algumas especialidades. O que acontece é que não precisamos só das especialidades, mas também de internações, exames de urgência e, principalmente, atendimento noturno e tudo isso gera um gasto além da tabela SUS.

O Semanário – Quais os seus principais projetos apresentados como vereadora?

Angela – Lei Complementar nº 210/2013, que alterou o Estatuto dos Funcionários Públicos e acrescentou a sexta abonada aos funcionários, a qual foi feita na gestão passada com os demais vereadores. Lei nº 1755/2016, que dispõe sobre a realização do teste de avaliação ortopédica da coluna – teste do minuto – nas escolas públicas municipais de Rafard. Lei nº 1763/2016, que institui o Dia D da saúde no município de Rafard, com aferição de pressão arterial e glicemia; exames preventivos ao câncer de mama e próstata; orientação por nutricionista sobre a alimentação e importância nutricional da saúde; orientação por fisioterapeutas em relação à postura e exercícios funcionais; orientação e informações sobre o programa “hiperdia”, voltado à hipertensão e à diabetes, além de outros que fazem parte do programa. Lei nº 1800/2017, que institui o prêmio Mulher Destaque em Rafard, visando homenagear àquelas que merecem. Lei n 1806/2017, que institui o Programa Banco de Ração no nosso município, em parceria com os Vereadores Felipe e Alexandre.

O Semanário – Quais as suas expectativas quanto ao futuro de Rafard quando se fala em:

Água – Na minha visão tem que se fazer projeto para que futuramente não haja falta de água, nem que perca a qualidade, vez que com o aumento das construções e os loteamentos, aumentará também o consumo e provavelmente haverá falta.

Emprego e renda / Indústria – Infelizmente não há muita expectativa com relação a empregos em Rafard, porém, deve-se realizar melhorias no Distrito Industrial, para que as indústrias possam crescer e até mesmo para que novas venham para o município, o que gerará inúmeros empregos e, por conseguinte, aumentará a renda da população.

Usina – Acredito que por ser uma empresa tão grande, que gera a maior parte de renda do município, ela deveria investir mais aqui e, principalmente, dar oportunidade e prioridade de emprego aos cidadãos desse município.

Comércio – Penso que a taxa paga à vigilância sanitária é alta, reduzindo-a, bem como parcelando o valor pago do Alvará, serviria como estímulo aos nossos comerciantes, mas aí já depende do Poder Executivo.

Cultura e Turismo / Esporte / Lazer – Temos um museu abandonado. Já fiz indicação e também já falei com o prefeito para pôr em funcionamento, mas até agora nada foi feito. Na Fazenda São Bernardo, temos um ponto turístico com o Grupo Abaçaí, que sempre produzem eventos. Eu gostaria que a Prefeitura investisse no tanque São José, que é um ponto belíssimo e poderia ser usado como ponto turístico e até mesmo, para a prática de esportes e lazer dos munícipes. Acredito que também poderia ser feito mais torneios no município, no dia 1º de maio e até mesmo em outras datas comemorativas. Pois hoje, só vemos esse tipo de entretenimento no Clube CSER e no Centro Esportivo Reinaldo Fontolan, através do ex-vereador Doca. Gostaria de ressaltar que sempre apoiei o Grupo da Terceira Idade, pois além de dar qualidade de vida a eles, levam o nome da cidade nos eventos que participam. E gostaria de pedir para que o Prefeito investisse mais no Grupo.

Saúde – Acredito que deveria ter mais agilidade nos exames, pois há pessoas que ficam meses esperando por um exame. Não deixar faltar remédio. Cargos melhores distribuídos, transporte com condições dignas de uso. Os equipamentos adquiridos através de emendas parlamentares, que se faça uso.

O Semanário – Considerações finais:

Angela – Primeiramente agradeço a Deus por ter me sustentado e dado força para conduzir a vereança. No biênio de 2017/2018, além de vereadora fui eleita pelos meus pares como presidente da Câmara Municipal de Rafard. Estou desempenhando as funções da melhor forma possível, administrando a Câmara e fazendo melhorias, além das que são visíveis, também houve e está havendo mudanças internas, todas para agregar rendimento ao trabalho público. Agradeço aos vereadores meus pares, aos funcionários da Câmara pelo trabalho em equipe, pois sem eles eu nada teria conseguido. Agradeço à população que me elegeu, podem contar comigo porque continuarei fazendo o meu trabalho, cobrando por melhorias e buscando recursos para o nosso município, principalmente na saúde, que na minha opinião é prioridade e deve ser.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?