Arnaldo Divo Rodrigues de CamargoColunistas

Ano Novo e o líder Mandela

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

“Quem a tudo renuncia, tudo receberá.” São Francisco de Assis

Inspirado, esse apóstolo de Jesus exorta a renúncia para que venhamos receber aquilo que realmente vai nos fazer melhor.

O líder africano Nelson Mandela lutou em seu íntimo entre duas tendências diversas, ir à forra ou trabalhar pelo bem: “Quando penso no passado, no tipo de coisas que me fizeram, sinto-me furioso, mas, mais uma vez, isso é apenas um sentimento. O cérebro sempre domina e diz-me: tens um tempo limitado de estada na Terra e deves tentar usar esse período para transformar o teu país naquilo que desejas”. Assim como Mandela era tentado ao mal, podemos dizer que demônios somos todos nós – quando fazemos o mal.

No espírito de Mandela estava a sombra e a luz. Assim como dentro de uma semente estão contidas suas raízes, caules e galhos, bem como as folhas, flores e frutos, o espírito guarda dentro de si, para germinar, um dia, todas as maravilhas do ser de luz. Como diz a sabedoria, podemos contar quantas sementes há dentro de uma laranja, mas numa semente não podemos definir, a não ser o Poder de Deus, quantas laranjas existem.

E Nelson Mandela venceu a si mesmo, confiando na entrega do amor, quando afirmou que sonha “com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos”.

Vamos buscar viver como irmãos que se amparam mutuamente, fazendo diferença neste Ano Novo que se inicia.

Quem sabe o que quer traça caminhos e estabelece metas, e busca motivação para alcançar.

Não adie compromissos, comece logo a realizar seus sonhos e, quando preciso, aceite mudanças, como os rios que contornam as barreiras, mas seguem adiante em busca do mar. Uma coisa certa é que as coisas estão sempre mudando.

Quem deseja alcançar um futuro de serenidade e sucesso precisa dar o primeiro passo; um bom começo é estudar, buscando conhecimento intelectual, moral e espiritual. Sem base, ninguém se sustenta. E manter a persistência nos objetivos é a menor distância para o êxito.

Lembre-se que o pensamento positivo tende sempre a expandir em direção ao bem. Confiança em Deus e fé no futuro deve ser sempre o alicerce.

Portanto, hoje quero desejar a você:

Que, onde você estiver, Deus guarde você!

Nas dificuldades e dores, Deus sustente você!

Por onde você andar, Deus guie você!

O que você decidir, Deus ilumine você!

Neste novo ano, Deus conceda 365 dias de saúde e prosperidade!

E por toda a sua vida… Deus continue protegendo e abençoando você!

Ninguém vive isolado. Precisamos uns dos outros e é necessário se doar. Lembre-se de que é dando que se recebe… carinho, amor, fraternidade.

Porque, de repente, num instante fugaz, os fogos de artifício anunciam que o Ano Novo está presente, e o Ano Velho ficou para trás – e quem quer estar entre aqueles que não atravessaram a linha do tempo como deveriam, ou como gostariam de ter vivido?

ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?