ColunistasOpiniãoRubinho de Souza

Antes estrada, depois rua, e hoje, avenida São Bernardo

Hoje trataremos de uma rua que foi estrada, e ao longo da história de Rafard, acabou se tornando avenida, que se iniciava na Praça da Bandeira, e que a exemplo da estrada que leva à Fazenda Itapeva, também era arborizada de ambos os lados, sendo chamada na época de “Estrada do São Bernardo”.

Segundo nos relatam muitas pessoas que tiveram o privilégio de viver essa época, na estação da primavera, as árvores que salvo engano eram ipês, davam um toque ímpar, quando soltavam flores, embelezando a estrada de ambos os lados.

A estrada tinha esse nome, por ter como destino principal, a referida Fazenda, que era a residência e propriedade do Dr. Juca, importante chefe político local que exerceu o cargo de presidente da Câmara Municipal de Capivari, e como era conhecido José Estanislau do Amaral Filho, o pai da pintora Tarsila.

Foi primeiramente “Estrada do São Bernardo” sendo mais tarde Rua São Bernardo, quando então recebeu calçamento de paralelepípedos em parte de sua extensão (foto).

Muito anos depois, foi duplicada e recebeu o título de avenida, como hoje é conhecida.

Outra curiosidade, que convém assinalar, é que ao ser duplicada e se tornar avenida, uma determinada rua de nossa cidade desapareceu para aumentar a extensão da avenida São Bernardo.

Só os mais idosos se lembrarão da Rua da Estação, Rua do Zé Abé, que na verdade tinha o nome de “Rua Luiz de Freitas” que compreendia a extensão da Estação até a Maurice Allain, ou seja, um quarteirão apenas.

Nessa época éramos ainda uma Villa de Capivari, mas os anseios pela emancipação já estavam fervilhando e povoando os sonhos dos moradores de Villa Raffard, e não demoraria muito e o sonho se tornaria uma realidade.

Que nunca deixemos morrer em nós os sonhos, pois são eles que nos mantêm vivos.

Grato pelo carinho da leitura e grande abraço.

 

COLUNA de autoria de Rubinho de Souza
Envie sua colaboração para o colunista: [email protected]

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?