CapivariNotícias

APAE Capivari atende 17 pessoas com Síndrome de Down

APAE Capivari atende 17 pessoas com Síndrome de Down
Foto ilustrativa

Síndrome de Down é uma alteração genética causada por erro na divisão celular. As pessoas apresentam características como olhos oblíquos, rosto arredondado, mãos menores e comprometimento intelectual.  

Atualmente, a Associação de Pais e Amigos de Capivari (APAE), atende 17 pessoas com Síndrome de Down.

Também conhecido como trissomia do cromossomo 21, é uma alteração genética causada por um erro na divisão celular durante a divisão embrionária.

Os portadores da síndrome, em vez de dois cromossomos no par 21, possuem três.

Segundo Rute Berto Siviero, diretora da APAE de Capivari, a família é fundamental para o desenvolvimento da pessoa com Down ou qualquer outra deficiência.

“Quando a família investe e colabora no tratamento, luta pela inclusão e pelos direitos da pessoa com deficiência muitas portas se abrem, políticas públicas acontecem e isso tudo favorece o desenvolvimento”, completa.

Preconceito

Rute acredita que ainda existe muito preconceito, porém as pessoas com síndrome de Down estão conquistando cada vez mais seu espaço no mundo.

“Muitas estão inseridas no mercado de trabalho, formando família, abrindo empresas”, explica a diretora.

Carinho

A diretora da APAE Capivari afirma que pessoas com síndrome de Down são muito carinhosas e bem aceitas em qualquer seguimento.

Além disso, geralmente apresentam sucesso a nível de inclusão escolar, social, trabalho etc.

APAE Capivari

Em Capivari, a associação atende na rua Oswaldo Costa, 75, no Jardim Morada do Sol. Mais informações pelo telefone: (19) 3491-6088.

Saiba mais

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?