Capivari

Após tanto tempo esquecido, cenário cultural engatinha em Capivari

Depois de 14 anos sem participar do Mapa Cultural Paulista, Capivari volta a fazer parte desse evento grandioso que acontece no estado de São Paulo, tendo como proposta original promover o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de suas atividades no Estado.
Criado em 1995, a cidade de Capivari participou do Mapa Cultural Paulista apenas em 1999, onde teve sua primeira e única inclusão no evento.
Segundo o secretário de cultura, Jehoval Junior, é necessário dar essa oportunidade aos cidadãos para que eles possam demonstrar os trabalhos que desenvolvem, e assim, atingir maiores patamares na divulgação da cultura da cidade. “Todos os Projetos e Programas do governo tanto em esfera federal e estadual voltados ao incentivo, aparelhamento, fomento a cultura são importantes, principalmente para os municípios que possuem orçamentos limitados. Oportunizar a participação de Capivari no Mapa Cultural Paulista é uma grande satisfação e um compromisso com as políticas públicas de expansão das atividades artísticas dos capivarianos. Apenas estamos dando condições para que os artistas da cidade possam circular e demonstrar seus talentos materializados em arte”, informou Jehoval.
Ainda de acordo com Jehoval, haverá divulgação nas escolas para que os adolescentes possam se inscrever, já que a idade mínima para a participação é de 14 anos completos até a data de realização da Fase Regional do evento.
O Estado de São Paulo foi dividido em 13 regiões administrativas, sendo, Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Bauru, Campinas, Grande São Paulo, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Vale do Ribeira. Capivari ficará aos cuidados da Região Administrativa de Campinas, que compreende 90 municípios. A disputa será acirrada, mostrando que o nível cobrado pelo evento é de extrema sensibilidade artística, e que certamente, garantirá aos vencedores uma grande visibilidade sobre a expressão apresentada por cada um.

Informações
As inscrições estarão abertas a partir do dia 11 de março, até 19 de abril, e poderão ser efetuadas na Casa da Cultura de Capivari, localizada na Rua Saldanha Marinho, nº188, Centro. Maiores informações pelo telefone 3491-1322.

O que é?
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Abaçaí Cultura e Arte – Organização Social de Cultura, que objetiva identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, e ao mesmo tempo estimular a participação de seus municípios em atividades culturais.
O mapeamento será feito em 4 fases, sendo, Municipal e Regional em 2013 e Estadual e Circulação em 2014, que compreende as apresentações por municípios do interior do estado e poderá receber apoio e/ou patrocínio cultural.

Expressões
Para a edição 2013/2014 serão consideradas sete expressões artísticas para: Artes Visuais (que compreende as expressões de artes plásticas, desenho de humor e fotografia), Vídeo, Canto Coral, Música Instrumental, Literatura (que compreende as expressões de conto, poema e crônica), Dança e Teatro.

Participação
Poderá participar do Mapa Cultural Paulista qualquer cidadão, bem como grupos, do Estado de São Paulo, desde que com residência comprovada nas cidades inclusas, incluindo a Grande São Paulo.
A Coordenação Geral do Mapa Cultural Paulista fica a cargo da Organização Social Abaçaí Cultura e Arte que organizará o evento reunindo os municípios, prestando informações, decidindo em conjunto com os dirigentes municipais de cultura quais serão as cidades-sede regionais, enfim, dando todo o acompanhamento necessário.
Os participantes deverão apresentar comprovante de residência ou domicílio eleitoral e/ou comprovante de vínculo com o município. Qualquer alteração de endereço ou outros dados, no decorrer desta edição do projeto, deverá ser notificada, comprovada e encaminhada à Abaçaí Cultura e Arte.
A idade mínima para a participação é 14 anos completos até a data de realização da Fase Regional do evento, sendo que, menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável no ato da inscrição, com um documento de autorização, com cópia de RG e CPF, tanto dos responsáveis quanto do menor. Os mesmos deverão ser anexados à ficha de inscrição, que deverá ser assinada pelo responsável.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?