Capivari

Áreas rurais de Capivari sofrem com descarte de lixo

02/06/2017

Áreas rurais de Capivari sofrem com descarte de lixo

Diversos locais são utilizados para o descarte irregular nas estradas rurais de Capivari (Foto: Túlio Darros/O Semanário)
Diversos locais são utilizados para o descarte irregular nas estradas rurais de Capivari (Foto: Túlio Darros/O Semanário)

CAPIVARI | Nos últimos dias, a reportagem d’O Semanário percorreu estradas rurais de Capivari e identificou vários pontos de descarte irregular de lixo doméstico e entulhos, como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, roupas etc.

O descarte irregular é visível na estrada de terra paralela ao clube Cultura Artística. Pouco movimentado, o local se torna alvo fácil para o morador se livrar do lixo. Vale lembrar que o descarte incorreto do lixo orgânico e de materiais recicláveis pode ocasionar multa de até R$ 900.

No entanto, o prejuízo é muito maior para o meio ambiente e pode provocar muitos problemas, inclusive de saúde pública. A sujeira não é apenas um problema estético. Esse lixo que é jogado ao ar livre também é responsável por agredir o meio ambiente, entupir valas e o esgoto, causando enchentes nas cidades.

A poluição pode chegar até córregos, lagoas, canais e seus ecossistemas. A contaminação dos lençóis freáticos também é uma consequência perigosa do descarte inadequado do lixo, pois alguns tipos de resíduos se infiltram no solo e podem atingir as bacias hidrográficas. Quando esses resíduos contaminam esses lençóis, estão poluindo o meio ambiente e a água potável.

Quando descartado de maneira incorreta, o lixo também pode favorecer a proliferação de pragas, como: moscas, baratas, ratos e escorpiões. Doenças como a dengue e a leishmaniose se aproveitam deste ambiente para disseminar o vírus.

Um técnico veterinário que acompanhou a reportagem e tem uma propriedade próximo ao local dos descartes está indignado com a situação. “As pessoas tem coragem de sair de suas casas e percorrer distâncias muito maiores do que os Ecopontos, disponibilizados pelo poder público nos bairros, para vir descartar lixo e entulhos em estradas rurais. O ser humano se supera a cada dia”, criticou.

Conscientização

No Brasil, são produzidas, aproximadamente, 26 mil toneladas de lixo todos os dias e, com tanto lixo assim, é preciso fazer um descarte consciente para evitar problemas no meio ambiente. Ele é realmente importante, tanto para o lixo orgânico quanto para o reciclável, que possui peso maior, uma vez que demora muito mais tempo para se decompor.

A importância de proteger a natureza deixou de ser preocupação exclusiva de ambientalistas para ser um problema de todos.

Em Capivari, há pouco mais de três semanas, os Ecopontos entraram em funcionamento. A maior dificuldade, segundo o poder público, é conscientizar a popular do descarte correto dos materiais. A medida foi tomada para evitar enchentes e acabar com o volumoso descarte de resíduos em áreas veres, principalmente próximo aos rios.

Os munícipes podem e devem depositar poda de árvores, móveis velhos, restos de construção, além de recicláveis como: vidro, papelão e plástico. Em casos de resíduos com mais de 1 m³, os proprietários deverão contratar caçamba.

A população pode usufruir dos Ecopontos, que ficam localizados na Avenida José Bernardo Duppret, 375, no bairro Castelani e, na Rua Demétrio Girardi, s/n, no bairro Sgariboldi, atrás do Posto Pavão Bonito. Os locais atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos sábados, ficam abertos das 8h às 12h. Para mais informações, o munícipe pode fazer contato pelos telefones 3491-9305 ou 3491-9306.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?