Geral

Artigo – A arte de escrever

Denizart Fonseca

Embora os assuntos nesta semana de carnaval sejam múltiplos, além dos referentes ao reinado de Momo, e como o mundo todo, surpresos pela renuncia do Papa ao seu mandato, vamos nos referir à arte de escrever.
Lembramo-nos com saudade – declamada e cantada – das primeiras letras que nossa professorinha do Curso Primário no então Grupo Escolar, ensinando que b+a = ba, nos orientava a dar os primeiros passos na maravilhosa senda da alfabetização, iluminando nossa mente infantil, graça que recebida de Deus através de dedicados mestres, jamais esqueceremos.
Havia então, cadernos para as matérias: Português, Caligrafia, Aritmética, História, Geografia, Desenho, além das insubstituíveis aulas de Educação Moral e Cívica enquadrando seus úteis e necessários ensinamentos que iriam nos auxiliar em todas as fases de nossa vida. Sem receber resposta convincente, temos insistentemente inquirido muitas pessoas ligadas à Educação, qual a “razão” ou porque, do currículo escolar, sido, em prejuízo aos estudantes, retirada essa importantíssima matéria.
Fazemos esse rápido comentário para que os mais jovens comparem ao que foi, o atual método de ensino primário, quando após os quatro anos recebendo aulas de professores capacitados no Grupo, fazia-se um Curso Preparatório para ingressar no secundário ou ginasial, seguindo para o Superior e Universitário.
Atualmente há muitas pessoas que mesmo não estando capacitadas, gostam de escrever e publicar seus comentários em Jornais que, não possuindo revisor, passam asneiras como a lida dias atrás, noticiando o assassinato de pessoa:- “atirada em um poço, cujo corpo foi encontrado submerso em baixo da água”… É o fim.
Para simples conhecimento, damos alguns significados sobre a arte de escrever. Literatura – arte de compor e escrever trabalhos artísticos em prosa ou verso; conjunto de trabalhos literários de um país ou de uma época. Jornal – publicação diária com notícias e entrevistas. Gazeta ou periódico. Noticiário em TVs e rádios. Jornalista – pessoa de dirige ou redige um Jornal ou a ele fornece informações. Jornalismo – atividade que coleta, investiga e transmite informações da atualidade, através de jornal, revista, rádio, televisão, etc. Conjunto dos Jornais e dos Jornalistas e Imprensa. Redator – o que redige e escreve geralmente para um jornal. Escritor – autor de composições literárias ou científicas. Escriba. Revisor – aquele que examina provas tipográficas para corrigi-las. Desembargador – encarregado de rever e retificar o relatório de um processo a ser julgado em grau de recurso. Jornaleiro – o que trabalha em venda e entrega de jornais.
Reconhecemos ser a língua portuguesa, escrita e falada, uma das mais difíceis uma vez que; dependendo ao ser redigida uma simples vírgula pode mudar o sentido da frase, deve-se tomar muito cuidado na arte de escrever, observando em especial a concordância no tratamento às pessoas.
Por essas e outras, como eternos aprendizes, não formados em Jornalismo pedimos desculpas aos nossos leitores, pelas possíveis falhas cometidas nestes bem intencionados e modestos trabalhos, reafirmando a intenção de; em prol da boa educação e a bem da comunidade, prosseguir “cobrando” das dignas autoridades administrativas, tão somente o cumprimento das promessas feitas em campanhas políticas, antecipando nossa gratidão pelo seu pronto atendimento.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?