Geral

Artigo – De acordo com seus méritos

Denizart Fonseca

A 23 de Outubro p. passado comemorou-se o Dia da Força Aérea Brasileira e seus Aviadores, quando foram, além das homenagens nas Bases Aéreas, publicados artigos em jornais e revistas assim como comentários nas TVs o que, por orgulhosamente pertencermos a essa Força Armada, nos sentimos gratificados pelos telefonemas recebidos, nos cumprimentando e pela entrevista com a excelente apresentadora Claubijeine da R-FM, que acompanha passo a passo, com capacidade e precisão, informando todos os acontecimentos no Brasil e no mundo. Reiteramos nosso agradecimento pela oportunidade concedida em responder perguntas formuladas tanto sobre a FAB quanto sobre diversificados assuntos do passado, presente e até opinião sobre o futuro do nosso planeta…
Com modéstia e pureza de sentimentos, unimo-nos aos demais companheiros de farda para, na pessoa do insigne Major Brigadeiro – do – Ar Rui Moreira Lima, render homenagem aos heróicos aviadores componentes do 1º. Grupo de Caça, famoso Senta a Pua que brilhou nos céus da Itália em missões na Segunda Grande Guerra.
Sob as ordens do então Coronel Aviador Rui Moreira Lima, servimos no Comando de Transporte Especial durante a construção de Brasília, oportunidade em que, pelo seu passado de glorias confirmado pelas noventa e quatro (94) missões de caça e bombardeio às forças alemãs na Itália, de onde regressou com o peito forrado de medalhas nacionais e dos Países aliados em reconhecimento ao mérito por seu destemor e bravura durante a batalha, sua correta postura física e moral como líder cumprindo e fazendo cumprir os Regulamentos vigentes, reconhecendo e premiando o valor dos seus comandados, despertou em nós respeitosa admiração e amizade sincera e leal que, pelas demonstrações é recíproca, o que muito nos orgulha, e que certamente permanecerá pela eternidade.
As ingratidões e falta de reconhecimento, perseguições políticas chegando a caluniosas afirmações que o levaram a prisão em porões de navios após perder a Patente ao ser “cassado” foram injustiças que o magoaram profundamente fazendo-o envelhecer precocemente, o que constatamos ao nos encontramos no centro do Rio de Janeiro, ocasião em que, emocionados, permanecemos abraçados sem podermos pronunciar uma palavra sequer. O tempo passou e como das vezes anteriores o nosso herói soube resignadamente aceitar a dura prova que passou e galhardamente prosseguir em sua caminhada e de cabeça erguida provar a sua inocência, sendo ressarcido em seu direito e com justiça, promovido ao posto de Major Brigadeiro do Ar.
É de sua autoria a excelente obra ilustrada o “Senta a Pua!” onde, com a facilidade de expressão que o caracteriza, detalhadamente relata a ação do 1º. Grupo de Aviação de Caça nos céus italianos, como parte do 35º. Fight Group norte-americano, pilotando os pesados Thunderbolts P-47, livro que pela grande procura, tem várias edições e foi, recentemente traduzido para o inglês.
Este livro com a tiragem inicial de 44 mil e que na noite do seu lançamento vendeu 780 exemplares são duas provas de audácia á altura dos próprios feitos nele focalizados e a história dos aviadores brasileiros nos céus da Itália durante a 2ª. Guerra Mundial.
O exemplar com dedicatória do autor é lido e relido constantemente pois nosso herói, um dos poucos que sobrevivem, jamais será olvidado e a quem estamos enviando respeitoso e fraternal abraço extensivo à sua dedicada esposa D. Julinha.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?