Opinião

Artigo – Está chegando a hora…

Denizart Fonseca

Pode parecer, mas não é letra de samba. Está chegando a hora é; a de todos nós, eleitores, cumprindo um dever cívico votarmos, elegendo os que, a nosso ver, estejam capacitados a desempenhar as funções para as quais se propuseram.
Reconhecemos que não é fácil acertar nos verdadeiros competentes e merecedores embora tentemos, muitas vezes, somos ludibriados em nossa boa fé, por desconhecermos o que há no interior das pessoas e “pisamos na bola” como nos aconteceu na última eleição, deixando-nos decepcionados e arrependidos.
Desde que atingimos a idade que nos deu direito a escolher os candidatos às diversas funções nos governos Federal, Estadual e Municipal, após analisarmos a situação do País e as condições dos que se propõem a ajudá-lo, votado na pessoa, independente do Partido a que pertença.
Com raríssimas exceções, o brasileiro ainda não atingiu conhecimento e capacidade de analisar a responsabilidade que assume ao escolher um mau candidato, muitas vezes a troco de favores dentre eles: sacos de cal ou cimento, tijolos, madeira e demais materiais para construir um barraco. Isso sem contar com as promessas de emprego, aumentando os “cabides” existentes.
É preciso pensar e pesquisar bem antes para no dia das eleições, clicar os nomes certos ou os menos errados.
Embora já tenhamos, há tempos, comentado sobre o que é a Liderança, exercida por eleitos como Presidente da República, Governador de Estado, Prefeito Municipal, Presidente de Câmara Municipal, bem como de qualquer sociedade e até chefe de família, estamos reiterando na esperança de que os que não tomaram conhecimento, então o façam agora.
Liderança: É a arte de influenciar e dirigir as pessoas, conquistando-lhes: obediência, confiança, respeito, lealdade e cooperação na consecução de um objetivo em benefício da comunidade.
São princípios de um verdadeiro líder: Conhecer o seu trabalho, sua missão e função; Conhecer a si mesmo e procurar sempre aperfeiçoar se auto aperfeiçoamento; Conhecer seus subordinados e lutar pelo bem-estar deles; Manter os seus subordinados bem informados; Dar-lhes bom exemplo; Estar certo de que os trabalhos distribuídos foram entendidos, supervisionados, fiscalizados e realizados; Treinar seus subordinados com espírito de equipe; Tomar decisões concretas e oportunas, jamais se omitindo; Desenvolver entre os seus subordinados, o senso de responsabilidade; Desenvolver o seu trabalho de acordo com os meios disponíveis; Assumir sempre a responsabilidade pelos seus atos.
Capacidades atribuídas a um verdadeiro líder: Possuir Caráter íntegro, ilibado; Possuir senso de Responsabilidade; Possuir Competência Profissional; Possuir e demonstrar entusiasmo no desempenho de suas funções; Possuir estabilidade Emocional; Possuir senso de Humanidade e aplica-lo, jamais se esquecendo de que perante Deus somos todos iguais e que os Títulos e Brasões não nos fazem superiores a ninguém; Possuir autoconfiança; Ser honesto, sincero e leal.
Mais uma vez alertamos aos que nos prestigiam tomando conhecimento dos nossos artigos: “o poder e autoridade são armas perigosas nas mãos de incompetentes e falsos lideres”. Analise e vote certo para o bem de todos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?