Opinião

Artigo – Estresse

A rotina estressante, o acúmulo de funções, a pressão no trabalho e o trânsito levam ao estresse, reação do organismo que afeta a saúde física, emocional e também causa a queda do sistema imunológico. Acordar cansado e com dores no corpo, por mais de uma semana, ter problemas de memória, podem ser sinais de alerta.
De acordo com Shigueo Yonekura, médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba, o estresse atinge o organismo de diversas formas e seus sintomas variam de pessoa para pessoa. Mas, a alteração do sono é um sinal evidente na maior parte dos casos. Quem está nesta situação dificilmente consegue ter uma noite repousante e acordar bem disposto no dia seguinte para ir ao trabalho. Em alguns pacientes o efeito pode ser inverso, com a presença constante da hipersônia (sono em excesso). Yonekura ressalta que o estresse é um dos principais inimigos do sono. Considerando que a má qualidade do sono e a sonolência excessiva podem trazer consequências graves ao nosso dia a dia, é preciso ficar atento e não correr o risco de ser mais um na lista das vítimas da epidemia mundial, o estresse.
Confira alguns sinais do estresse: Sintomas Físicos – Dores de cabeça; Indigestão; Dores musculares; Insônia; Taquicardia; Alergias; Queda de cabelo; Gastrite; Mudança de apetite; Dermatoses; Hipersônia; Esgotamento físico. Sintomas Psicológicos – Apatia; Memória fraca; Tiques nervosos; Isolamento e introspecção; Desmotivação; Ansiedade; Sentimentos de perseguição; Autoritarismo; Irritablilidade; Emotividade acentuada.
O estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o crônico e o agudo. O primeiro é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia a dia, mas de uma forma mais suave. O agudo é mais intenso e curto, sendo causado normalmente por situações traumáticas.

Principais causas
Mudanças bruscas e violentas na vida podem gerar dificuldades de adaptação, causando o estresse; A falta de tempo, o excesso de responsabilidade e expectativas exageradas; Alimentação incorreta e tabagismo; Ruídos podem provocar irritação e perda de concentração desencadeando reações de estresse, que podem levar até a exaustão; Baixa auto-estima; O medo causa a preocupação sem necessidade, uma atitude pessimista em relação à vida ou lembranças de experiências desagradáveis; Trânsito: os congestionamentos, os semáforos, a falta de segurança no trânsito e poluição do ar e sonora podem desencadear o estresse; A alteração do ritmo habitual do organismo pode provocar irritabilidade, problemas digestivos, dores de cabeça e alterações no sono; Pressão e sobrecarga de trabalho: o trabalhador vive hoje sob tensão, além de suas responsabilidades, a alta competitividade das empresas exige dele aprendizado constante e enfrentamento de novos desafios, o que pode levá-lo ao estresse.

Como lidar com o estresse?
Procure formas de relaxamento. Yoga, respiração profunda, meditação e massagem podem aliviar os sintomas; Reserve tempo para si mesmo. Você pode reservar pelo menos 15 minutos diários para fazer algo para si, como tomar um banho relaxante em uma banheira e caminhar; Dormir bem também ajuda o corpo e a mente. O sono de qualidade pode ajudá-lo a encarar melhor seus problemas; Alimente-se de forma saudável e correta. Frutas, vegetais e proteínas são indicados; Praticar atividade física contribui para relaxar a musculatura tensa e ajuda a melhorar o humor; Se for preciso, procure ajuda profissional. A terapia pode ajudar em desordens mais sérias relacionadas ao estresse e existem medicamentos que podem auxiliam a dormir e aliviar os sintomas da depressão e ansiedade; Não lide com o estresse através de bebidas alcoólicas, cigarro ou exageros com a comida.
Lembre-se: Uma boa noite de sono evita que o organismo acumule altos teores de cortisona. Esse hormônio é liberado em situações de estresse e contribui para a presença do mau humor.

Fonte: Shigueo Yonekura, especialista em sono pelo Hospital das Clínicas da USP e médico do Instituto de Medicina e Sono de Campinas e Piracicaba. www.institutodosono.com.br

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?