Opinião

Artigo – Férias domésticas…

Denizart Fonseca

Existem vários tipos de férias, afinal, ninguém é de ferro e todos necessitam e são merecedores de alguns dias de repouso para repor as energias físicas e mentais despendidas no dia-a-dia.
Assim pensando, integramos uma bem planejada, organizada e realizada excursão à Pousadas do Rio Quente no Estado de Goiás, oportunidade de nos confraternizarmos com pessoas já conhecidas e fazendo novos conhecimentos.
Instalados em bom hotel, com ônibus circular nos conduzindo às diversas áreas de lazer para desfrutarmos dos benéficos efeitos das águas termais com duchas naturais e hidroginástica.
Embora tendo sido a viagem realizada em confortável ônibus, com dois motoristas responsáveis e um Guia atencioso, não deixou pelas 12 horas de duração, de ser um pouco cansativa, mas compensada pelos agradáveis dias lá passados.
Estamos fazendo este comentário na intenção de colaborar com a divulgação das boas coisas que existem em nosso País e muitos desconhecem, principalmente por serem as viagens nacionais mais caras que as internacionais!

Sobre o Rio Quente – Lazer hidrotermal – de acordo com informação do prestativo Jerry, funcionário do Departamento de Cultura e Turismo daquela cidade, segue resumo da história do Rio de Águas Quentes. Foi a corrida pelo ouro na então Província de Goyás, do século XVIII, que levou o bandeirante Bartolomeu Bueno Filho a descobrir as primeiras fontes borbulhantes no rochoso leito do rio quente. O que seria impossível imaginar naquela época era o potencial de riqueza que brotava com as águas. Emancipada em 1988, a cidade de Rio Quente é famosa por abrigar o único rio de águas quentes do mundo, com uma vazão de 150 milhões de litros/dia, cujas temperaturas variam entre 26ºC. e 47ºC., tendo em sua composição propriedades terapêuticas já comprovadas cientificamente. Considerada uma das melhores cidades para se viver no Estado de Goiás, Rio Quente possui 282 km2 e tem no turismo sua principal atividade econômica, sendo uma cidade tranquila e agradável com suas ruas e praças refletindo a simplicidade de uma cidade construída pelos que amam a natureza. Possui mais de 10 mil leitos divididos entre hotéis, flat-hotel, pousadas e camping. Há também o Rio Quente Resorts com piscinas naturais, o Hot Park, maior parque de águas quentes do mundo e a Praia do Cerrado, a maior praia artificial do mundo com água termal.
O acesso a esse paradisíaco lugar é fácil e seguro, por terras, através de boas e bem sinalizadas rodovias e pelo ar, através das nossas principais companhias aéreas.

Origem das águas quentes – Tudo começou quando as chuvas penetraram nas fissuras das rochas, até a profundidade de 1.500 metros, aquecendo-se e chegando a mais de 70º, adquirindo pressão própria, iniciando o caminho de volta, através de outras fissuras, misturando-se para brotar em 18 grandes nascentes e dezenas de outras menores com 37,5ºC.

Composição das águas quentes e seus benefícios – A ação medicinal é comprovada quando a água bebida das fontes por vários dias age como uma lavagem interna do aparelho digestivo, indicada à moléstias alérgicas, na diurese, relaxamento muscular, artrite reumatoide, afecções articulares, estados linfáticos e anêmicos, combate a insônia, raquitismo e na recuperação de traumatismo devido a acidente.
Sendo esta a terceira vez que visitamos esse lugar maravilhoso, tendo sido a primeira há cinquenta anos, recomendamos à todos fazê-lo, e se possível… de avião, o que já está sendo por nós planejado para 2014.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?