Geral

Artigo Religião – Nossa Senhora Auxiliadora

Pe. Antônio Carlos D’Elboux - Pároco de Rafard

Nossa Senhora, a mãe de Jesus, é venerada com muitos títulos, mas é sempre a mesma pessoa, aquela que Jesus nos deu por mãe, aos pés da Cruz. O título de Nossa Senhora Auxiliadora foi introduzido na Ladainha de Nossa Senhora pelo Papa Pio V, em agradecimento pela intercessão de Nossa Senhora na vitória dos cristãos sobre os muçulmanos, na batalha naval de Lepanto, na Grécia, em 7 de outubro de 1571.
A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi instituída muito tempo depois pelo Papa Pio VII que, humilhado, preso e exilado na França pelo imperador Napoleão Bonaparte que desejava os domínios da Igreja, pediu a intercessão de Nossa Senhora e após cinco anos voltou triunfante para a cidade de Roma, onde entrou em 24 de outubro, data que escolheu para celebrar Nossa Senhora no título Auxiliadora.
São João Bosco foi um grande divulgador dessa devoção, fazendo Nossa Senhora Auxiliadora a madroeira das congregações por ele fundadas. Em Campinas, Piracicaba, Americana, São Carlos e Araras temos obras salesianas mantidas pelos filhos de Dom Bosco, que escreveu: “A festa de Maria Auxiliadora deve ser o prelúdio da festa eterna que deveremos celebrar todos juntos um dia no Paraíso”.
Nossa Senhora é o auxílio para todos os seguidores de Jesus. É Deus quem nos atende e concede seus dons, mas Maria Santíssima, como fez nas bodas em Caná da Galileia, continua pedindo por todos nós, seus filhos e filhas. Amemos Nossa Senhora. Aquela que deu à luz o próprio Filho de Deus e cuidou dele como mãe, é o caminho seguro de chegarmos até Jesus.
Na Diocese de Piracicaba temos dezesseis paróquias dedicadas a Nossa Senhora nos títulos Aparecida (Piracicaba e Rio Claro), de Lourdes (Rafard), de Fátima (Capivari), do Rosário (Charqueada), da Saúde (Rio Claro), Imaculada Conceição (Piracicaba, Águas de São Pedro e Ipeúna), Imaculado Coração de Maria (Piracicaba e Rio Claro), Santa Maria (Santa Maria da Serra), dos Prazeres (Piracicaba). Somente em Santa Bárbara são três as paróquias dedicadas a Nossa Senhora, a Aparecida, a Imaculada Conceição e, a mais recente, Nossa Senhora Auxiliadora.
Que Nossa Senhora Auxiliadora interceda a Deus por todos nós. Ela é a querida mãe que nos acompanha nas dificuldades da vida. Peçamos a Nossa Senhora, com alegria e fé, pelas nossas famílias a fim de que vivamos na paz e no diálogo dentro de seus lares. Neste mês vocacional, peçamos a intercessão dela para que surjam em nossa paróquia jovens que queiram seguir Jesus no sacerdócio.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?