Opinião

Artigo – Timoneiros das organizações

Neste 9 de setembro, Dia do Administrador, os profissionais da área comemoram os 47 anos da regulamentação de sua carreira, estabelecida pela da Lei 4.769/65, que também criou o Conselho Federal (CFA) e os Conselhos Regionais de Administração. Com o propósito de celebrar a data, o CFA está realizando a campanha “Administração Profissional, o ‘X da questão’ para o desenvolvimento do Brasil”.
Sem dúvida, o papel dos administradores é fundamental para o bom desempenho das empresas privadas e dos órgãos do setor púbico. Afinal, estamos falando do profissional com expertise para planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades e processos das organizações. Por isso, é pertinente fazer justiça à missão dos administradores como agentes geradores de melhores resultados na gestão pública e privada, conforme preconiza a campanha do CFA.
A profissão tem sua relevância ampliada à medida que a profissionalização da gestão é fator imprescindível ao sucesso e sobrevivência das empresas, independentemente de seu porte ou natureza jurídica ou societária. Nas companhias de capital aberto, por exemplo, é decisiva a atuação dos administradores para o devido cumprimento das normas e procedimentos determinados pela governança corporativa. Nas empresas familiares, seu significado não é menos relevante, pois sua gestão moderna e eficiente também é determinante.
No setor público, o administrador é decisivo para que a máquina administrativa funcione com mais eficácia, transparência e produtividade. Alcançar tais objetivos é fundamental para que o Estado seja mais alinhado aos interesses maiores da sociedade e estabeleça sinergia com a população ante a meta do desenvolvimento.
Particularmente neste momento da vida nacional, os administradores têm, em paralelo a todas as suas relevantes funções, missão específica no tocante a um item crucial para o Brasil: a implantação e consolidação das Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público (IPSAS, na sigla em inglês), que possibilitarão avaliações equânimes e mais adequadas da União, estados e municípios, ampliando a confiança nos dados.
A adesão brasileira acontecerá somente em 2014, pois o prazo original, que seria 2012, foi prorrogado pela portaria 828, de 14 de dezembro de 2011. Do mesmo modo que ocorreu com a rápida aceitação do universo corporativo às Normas internacionais de Contabilidade (em inglês, International Financial Reporting Standards – IFRS), aplicadas ao setor privado, é preciso consolidar esse novo avanço. Isso ampliará a eficiência e a transparência da área pública, um grande benefício para o País. Para cumprir essa missão, os administradores contam com a preciosa parceria de contabilistas e empresas especializadas.
Assim, a comemoração do Dia do Administrador em 2012 é marcada por interessantes perspectivas e desafios para a profissão, cuja origem remonta à atuação dos gerentes das companhias inglesas de navegação, em meados do século XVII. Nada mais coerente, considerando que esses profissionais são os grandes timoneiros das organizações contemporâneas.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?